Mega vazamento da Nintendo revela segredos sobre vários jogos; confira
Artes e ferramentas de clássicos como Super Mario World foram revelados, além de jogos nunca lançados
O vazamento de código-fonte da Nintendo , que ocorreu em maio deste ano, continua rendendo frutos para os fãs da empresa e historiadores dos games. É tanta coisa que o vazamento foi apelidado de "GigaLeak". Neste domingo (26) mais um "pacote" de código, artes e ferramentas internas surgiu na internet , mostrando detalhes do desenvolvimento de vários títulos famosos da empresa, e também de alguns jogos nunca lançados.
Um destes é Starfox 2 , que foi cancelado em agosto de 1995, quando já estava praticamente completo, e só foi lançado oficialmente em 2017, como parte do pacote de jogos do SNES Classic Edition.
Um dos itens do lote espantou até mesmo Dylan Cutberth, programador do jogo: uma ferramenta usada internamente para desenvolvimento, escrita por ele há 30 anos. "De onde diabos os hackers conseguiram estes dados obscuros????!!", perguntou no Twitter.
Wtf - I haven’t seen this tool I made for StarFox 2 for almost 30 years, I wrote it in early c++ to teach myself the language more than anything else. Where the hell have hackers got all this obscure data from????!! https://t.co/9kN9UoQPMS
— Dylan🗑️🗑️🗑️Scrappers is OUT! (@dylancuthbert) July 24, 2020
Além da ferramenta o pacote contém código-fonte da versão do jogo demonstrada na CES de janeiro de 1995 e arte não usada, revelando várias personagens que não aparecem no jogo final. Entre eles uma piloto humana:
Você viu?
I love all of these cut characters from Star Fox 2's prototype.... they're all so good pic.twitter.com/SmyRizPdi6
— morgankitten! (@morkitten) July 25, 2020
Também há sprites que detalham a evolução da personagem Yoshi em Super Mario World . A versão inicial se parecia mais com um dinossauro do que a versão "fofinha" usada no jogo final.
The evolution of Yoshi, as revealed in the recent Nintendo leaks. pic.twitter.com/udi3QPINww
— felineki (@felineki) July 24, 2020
Falando em Mario, há um protótipo de Yoshi's Island com uma interface diferente, reusando músicas de Super Mario World e chamada de "Super Mario Bros. 5".
A bunch of Nintendo prototypes are apparently currently being compiled from leaked source code right now as of this post
— Akfamilyhome @ Origami King (@Akfamilyhome) July 24, 2020
First up there's this Yoshi's Island proto with different UI graphics, placeholder music from Mario World, and has a prefix of 'Super Mario Bros. 5' pic.twitter.com/Qqock5RZaS
Mas o achado mais interessante para os fãs resolve um mistério que já durava 24 anos. Originalmente, Luigi estaria presente em "Super Mario 64". Animações e texturas foram encontradas no código, o que possibilitou que um modelo fosse recriado:
super luigi 64 in Real pic.twitter.com/2mbm8wlnK3
— axo #BlackLivesMatter (@axoonium) July 26, 2020
Estima-se que terabytes de código-fonte da Nintendo tenham vazado em maio deste ano, então provavelmente há muito mais informações por vir.