Não é só Microsoft e Twitter: Oracle entra na briga para comprar TikTok

De acordo com jornal, empresa entra na disputa para comprar as operações do aplicativo nos EUA

TikTok terá que se vendido nos EUA
Foto: Unsplash/Kon Karampelas
TikTok terá que se vendido nos EUA

Por algum tempo, a Microsoft  foi a única empresa citada como interessada em adquirir o TikTok . No entanto, pouco depois, o Twitter  foi apontado como companhia que está na fase de "conversas preliminares" para adquirir o aplicativo de vídeos curtos.

Agora, segundo o Financial Times, a Oracle entrou na corrida para a compra do app. Com isso, a ByteDance , proprietária do TikTok , pode definir qual empresa se encaixa melhor na proposta da plataforma antes de fechar o negócio.

Ainda de acordo com a publicação, a Oracle possui investidores que também têm participação na ByteDance, como a General Atlantic e a Sequoia Capital. Além disso, a empresa está disposta a adquirir as operações do aplicativo nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

A compra pela Oracle pode ser a melhor opção para a empresa, já que fontes ligadas ao setor indicam que o Twitter pode ter limitações financeiras para adquirir a plataforma e que a Microsoft  está interessada em comprar o serviço em locais que a ByteDance pode não querer vender.

Você viu?

Recentemente, a Bloomberg divulgou que a Oracle vale cerca de US$ 166 bilhões e que tem US$ 43 bilhões em "dinheiro e equivalentes", valor que poderia facilmente ser usado para negociações.

Continuidade na Índia

A gigante chinesa ByteDance, dona do TikTok, iniciou conversas com a indiana Reliance Industries para apoiar a continuidade de sua marca na Índia. O movimento pode ser visto como uma tentativa de salvar o destino do popular aplicativo de vídeo em seu maior mercado.

Após tensões geopolíticas entre China e Índia, o TikTok acabou banido no país vizinho no dia 29 de junho. O governo indiano bloqueou o app de vídeos curtos e outros 58 aplicativos chineses por problemas de segurança e privacidade .

A Índia era o maior mercado do TikTok fora da China , superando os 200 milhões de usuários. A ByteDance emprega duas mil pessoas no país, porém seu destino depende da capacidade da empresa de convencer o governo indiano a permitir sua operação, ou então de vender sua marca no país.

As conversas entre a Reliance e a ByteDance começaram no fim de julho, mas ainda não chegaram a um acordo, segundo fontes informaram ao TechCrunch. Uma das fontes afirmou que os negócios do TikTok na Índia são avaliados em mais de US$ 3 bilhões. Nenhuma das empresas se manifestou sobre as conversas.