Veja os 11 melhores recursos do Android 11

Atualização do sistema operacional tem novos emojis, controle diferenciado de mídia e mais privacidade

Veja os 11 melhores recursos do Android 11
Foto: Reprodução/9to5Google
Veja os 11 melhores recursos do Android 11

O Android 11 já chegou em celulares Google Pixel e deve aparecer em mais aparelhos nas próximas semanas. Apesar de não conter nenhuma mudança radical de design, ou nada que altere completamente a forma de usar os dispositivos, a atualização possui algumas novas ferramentas interessantes. Aqui estão algumas delas:

1. Modo escuro automático e agendado

Adicionado pelo Google no Android 10 , o modo escuro agora apresenta a opção de ser habilitado automaticamente a noite e desligado de manhã. Além disso, você pode agendar um horário específico para que o modo escuro seja ligado ou desligado.

2. Fixar aplicativos no menu de compartilhamento

Usualmente apresentado em ordem alfabética, o menu de compartilhamento de conteúdo do Android 11 permite que você fixe seus aplicativos favoritos. A novidade não está presente em aplicativos que já apresentam menus customizados, como o Google Fotos . Além disso, as recomendações de compartilhamento ainda não podem ser desabilitadas.

3. Histórico de notificações

O Android 11 também adicionou uma nova página com histórico de notificações. Nela, o usuário pode pesquisar qual o aplicativo que mais o notifica ou checar algo que possa ter deixado passar. A página registra todas as notificações no aparelho recebidas nas últimas 24 horas.

4. Permissões temporárias

Em mais um passo importante para proteger a privacidade dos usuários, o Android 11 implementou permissões temporárias. Assim, aplicativos perdem acesso a certos recursos do seu celular assim que são fechados. A nova ferramenta é um bom complemento de recursos adicionados na última atualização, como o fim do acesso do clipboard em plano de fundo e a restrição de IDs de aparelhos.

Você viu?

5. Novos emojis

Algumas novas opções de emoji estão disponíveis no Android 11 . Um rosto com disfarce, corações e pulmões anatomicamente corretos e até mesmo um emoji ninja, estão entre as novidades. Também foram inseridos novos emojis de gênero neutro, depois dos apresentados no Android 10, além de novas representações transgêneras, com a bandeira e o símbolo da luta adicionados. Emojis antigos também foram redesenhados, ganhando novas sombras e contornos.

6. Android Auto sem fio

Com exceção de alguns aparelhos Google Pixel e Samsung , a maioria dos dispositivos com Android Auto requer um cabo USB para se conectar com um carro. O Android 11 muda isso e agora todos os celulares que suportam uma conexão Wi-Fi 5GHz podem utilizar o aplicativo sem precisar de fio.

7. Melhor suporte para telas curvas

Com boa parte dos novos aparelhos apresentando curvatura em suas beiradas, o Android 11 presta melhor suporte para esse formato, diminuindo distorções e complicações em alguns controles. A nova funcionalidade garante uma melhor eficiência de qualquer app em qualquer aparelho.

8. Controle de mídia

Possivelmente a alteração mais drástica do update move todo o controle de mídia do painel de notificações para a seção de configurações rápidas. Isso significa que o botão para limpar todas as notificações não fecha mais a mídia quando ela está pausada. A alteração permite que você volte do ponto onde parou em uma mídia pausada com mais facilidade.

9. Notificações e bolhas de conversação

Outra mudança está na possibilidade de separar as notificações de conversas de avisos de aplicativos de compra, jogos ou mídia. Além disso, conversações podem ser transformadas em “bolhas”, um recurso semelhante ao do Messenger do Facebook .

10. Gravação de tela com áudio

O recurso de gravação de tela do Android 11 agora também captura som. A ferramenta atualizada está disponível no menu de configurações rápidas. As opções de gravação, no entanto, continuam um pouco simplistas, não permitindo a customização de formato ou resolução.

11. Menu ligar/desligar

Além dos botões tradicionais de ligar, reiniciar e modo de emergência, o Android 11 agora apresenta uma tela inteira quando o botão de força é apresentado. O novo menu mostra um painel de controle para casas inteligentes e sua carteira virtual. No entanto, como o Google não exige que esse recurso seja implementado em todos os aparelhos, é possível que alguns dispositivos mantenham um formato mais simples.