Clubhouse: Facebook já planeja app pra competir com nova rede social

Mark Zuckerberg estaria de olho no sucesso do aplicativo de conversas por áudio

Clubhouse, rede social apenas de áudio, vem fazendo sucesso em todo o mundo
Foto: Unsplash/William Krause
Clubhouse, rede social apenas de áudio, vem fazendo sucesso em todo o mundo

O Facebook trabalha em um novo produto de áudio para competir com o Clubhouse , novo queridinho do Vale do Silício . Segundo dois interlocutores com acesso à alta cúpula da empresa de Mark Zuckerberg , a companhia tem o como objetivo se expandir para novas formas de comunicação.

De acordo com o The New York Times, executivos do Facebook ordenaram aos funcionários que criem um aplicativo  que permita reuniões por áudio em salas de bate-papo temáticas. O produto ainda está em fase inicial de desenvolvimento e o projeto sequer ganhou um codinome. 

Em resposta, Emilie Haskell, porta-voz do Facebook, disse que "há muitos anos conectamos pessoas por meio de tecnologias de áudio e vídeo e estamos sempre explorando novas maneiras de melhorar essa experiência para as pessoas”. Procurados, os representantes do  Clubhouse  preferiram não se pronunciar. 

Clubhouse já tem mais de 2 milhões de usuários semanais

O Clubhouse é um aplicativo exclusivo do iPhone , que lembra os antigos rádios CB e as linhas de festa, populares nos anos 1980. A rede permite a criação de salas de bate-papo por voz com tamanhos variados, que vão desde pequenos grupos, até milhares de pessoas, que podem somente ouvir ou participar das conversas. 

Fundado em 2020, o Clubhouse, que ainda está em fase beta, com os usuários precisando de um convite para se inscrever, vem fazendo muito sucesso entre os jovens no início de 2021, sendo o aplicativo mais baixado da App Store em países como Alemanha, Itália, Japão e Turquia. Atualmente, o app tem mais de dois milhões de usuários semanais. 

Várias celebridades e empresários vêm usando o aplicativo pelo mundo.  Elon Musk e Mark Zuckerberg , por exemplo, já deram as caras por lá; o fundador da Tesla e da SpaceX falou sobre investimentos, enquanto o CEO do Facebook falou sobre o futuro da realidade aumentada e virtual. 

No Brasil, o app foi impulsionado pelo sucesso do reality show Big Brother Brasil 21 , com o diretor do programa José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho , usando o aplicativo para divulgar novidades e fazer comentários sobre o programa.