Esperando o 5G? Apple já planeja tecnologia 6G; confira

A empresa mudou a postura e parece querer sair na vanguarda para a nova geração

Redes 6G já são estudadas
Foto: Unsplash/Jakub Pabis
Redes 6G já são estudadas

A Apple já planeja a criação da rede móvel com tecnologia 6G . Em anúncio publicado na Bloomberg nesta semana, a companhia busca engenheiros de tecnologias wireless para trabalhar no projeto. O grande objetivo da Apple é desenvolver uma rede com conexão até 100 vezes mais rápida do que a obtida com a tecnologia 5G .

Pelo menos até 2030, a rede 6G é algo muito mais próximo de um conceito abstrato do que da realidade. Mesmo assim, já há pesquisas relacionadas à tecnologia. A China, por exemplo, já lançou um satélite para estudos experimentais de sinal 6G .

Esse experimento parece ter motivado a Apple a iniciar o projeto em busca da liderança na corrida para operar a tecnologia da próxima geração. Vale salientar que a rede 5G, a mais avançada atualmente, ainda está em estágios iniciais de implementação e tem cobertura global limitada.

Além de ajudar no desenho e na pesquisa do 6G, os engenheiros contratados pela Apple para o projeto vão “participar de fóruns acadêmicos e industriais sobre a tecnologia”. O investimento em pesquisa para a futura rede vai contra o histórico da companhia, que, tradicionalmente, não está na vanguarda de novas tecnologias de rede para smartphones .

A empresa costuma esperar a consolidação de tecnologias e o ajuste de detalhes técnicos antes de aderir às novidades. As tecnologias 3G, 4G e 5G demoraram para aparecer nos produtos da empresa. No caso específico do 5G, a companhia só adotou a tecnologia 18 meses depois da Samsung .