Samsung lança tecnologia que revoluciona câmeras de celulares

Entenda como funciona o Isocell 2.0, anunciado nesta semana

Galaxy S21 Ultra
Foto: Divulgação/Samsung
Galaxy S21 Ultra

Samsung  anunciou nesta quinta-feira (4) a segunda versão da sua tecnologia Isocell voltada para as  câmeras dos celulares  da marca. De acordo com a postagem no site da gigante sul-coreana, a novidade entregará “um padrão mais alto de fotografia”, que permite preservar “as melhores memórias com qualidade notável”, além de melhorar a sensibilidade à luz e reduzir a interferência de cores nas imagens.

A empresa indica que os sensores ópticos com mais megapixels vão usar a tecnologia no futuro. De acordo com a fabricante, à medida que um número de pixels cada vez maior é incorporado às câmeras dos  smartphones , pode ocorrer um fenômeno chamado de “crosstalk” de cores, que é o vazamento de luz entre os pixels. A Samsung se propôs a resolver o problema com a Isocell.

Em 2013 a  Samsung  introduziu a tecnologia que incorpora barreiras físicas entre os pixels das câmeras. Na época, a Isocell havia conseguido reduzir a interferência de cores em 30%.

Isocell 2.0

Agora, a Isocell 2.0 refina ainda mais o recurso, substituindo, por exemplo, a grade de metal nos filtros de cores por outro material. Isso ocorreu porque o metal tem a tendência de refletir a luz, o que acaba reduzindo a qualidade final das imagens. De acordo com o vídeo abaixo, a novidade reduz essa perda óptica, melhorando drasticamente a sensibilidade à luz e permitindo que os smartphones “produzam imagens ainda mais vívidas e com ruído reduzido”.

“Os sensores de imagem podem incluir mais pixels para produzir detalhes mais finos sem comprometer a reprodução de cores”, acrescenta o vídeo divulgado pela fabricante, que aponta para um futuro com sensores com ainda mais resolução.

Até o momento, a  Samsung  oferece sensores para dispositivos móveis de 108 MP. No entanto, o objetivo de longo prazo da marca é oferecer sensores de câmera com “resolução equivalente ao olho humano”, de 500 MP até 600 MP. Por fim, a Samsung acrescenta que a sensibilidade aprimorada também ajudará os sensores da câmera mais modestos a absorver mais luz.