Inteligência artificial da IBM debate sobre 100 temas com humanos

A tecnologia é capaz de argumentar com propriedade, mas ainda não vence as pessoas

Tecnologia da IBM revoluciona debates
Foto: shutterstock
Tecnologia da IBM revoluciona debates



IBM  trabalha no desenvolvimento de uma inteligência artificial  que consegue debater sobre uma grande variedade de temas com humanos. Atualmente, a IA já é capaz de discutir sobre 100 temas diferentes com variados níveis de profundidade. 

Hoje, o programa ainda não é capaz de vencer um debate, mas os programadores acreditam que, em algum tempo, ela poderá fazer isso. O sistema faz parte do Project Debater e seu objetivo é que, no futuro, ele seja capaz de argumentar e defender seu ponto de vista sobre qualquer tema.

De acordo com o novo estudo publicado na revista científica Nature, o robô debatedor ainda não está no mesmo nível de argumentação de um ser humano e não consegue superar a nossa lógica. Um vídeo publicado em 2019 mostra até o onde a forma artificial de raciocínio pode chegar. 

Desempenho contra um profissional 

Este vídeo mostra o desempenho da inteligência artificial contra Harish Natarajan, um debatedor profissional. No experimento, o robô foi capaz de formar um argumento próprio sobre se as escolas infantis devem ser pagas pelo Estado e exemplificar o porquê de sua opinião. 

Para isso, foi usado um processo chamado de mineração de argumento, em que a inteligência artificial analisa várias informações diferentes e as classifica em diferentes seções por ordem de relevância. 

O Project Debater foi equipado com um arquivo de 400 milhões de reportagens. A partis delas, conseguiu organizar seu discurso em declarações iniciais, refutações, e considerações finais sobre 100 diferentes temas que possam gerar debates. 

Embora seja capaz de debater sobre esta diferente gama de temas, avaliadores ponderam que a inteligência artificial ainda é facilmente vencida por um debatedor profissional, mas classificam seu desempenho como decente, colocando-a em um nível médio de debate.

Muito ainda precisa ser feito para que as máquinas cheguem no nível, por exemplo, de argumentar como o Visão e o Visão Branco da série “ WandaVision ” sobre a Barca de Teseu. 

Mas se pensarmos que há menos de 10 anos ter qualquer capacidade de debate era impensável para uma inteligência artificial , podemos considerar que este caminho possa ser percorrido em pouco tempo.