Xiaomi e Samsung se juntam para lançar processador, diz rumor

Chipset topo de linha será implementado em smartphones das duas fabricantes

Celulares da Samsung e da Xiaomi podem ter novidade em comum
Foto: Divulgação/Samsung
Celulares da Samsung e da Xiaomi podem ter novidade em comum

Rumores indicam que a Xiaomi , considerada a terceira maior fabricante de celulares Android , e a Samsung , atual líder no mercado de smartphones , firmaram uma parceria inédita para desenvolver um novo processador topo de linha para dispositivos móveis. As empresas, inclusive, já teriam realizado uma série de reuniões sobre o projeto.

O chipset deve ser baseado em núcleos Cortex X2, a próxima arquitetura criada pela ARM que deve ser revelada ainda este ano. Em processamento gráfico, devido às unidades limitadas de peças disponíveis no mercado , a fabricante chinesa provavelmente vai continuar apostando nas GPUs Mali.

Por enquanto, as informações sobre a possível parceria ainda não foram confirmadas por ambas as partes. No entanto, vale ressaltar que esta não é a primeira vez que a Xiaomi demonstra interesse em desenvolver chips personalizados. Em 2017, a companhia apresentou o SoC Surge 1. Segundo a fabricante, o chipset (que chegou a ser utilizado no Mi 5C ) oferecia mais desempenho que o seu rival direto na época, o Snapdragon 625 desenvolvido pela Qualcomm .

SoCs personalizados estão virando tendência

Outras empresas também estão investindo em chipsets próprios. A Apple talvez seja o maior exemplo dessa mudança. A empresa de Cupertino está migrando sua linha de Macs gradativamente para o chip M1 (e em breve o ‘M2’, que deve ser produzido já no segundo semestre), substituindo os processadores da Intel .

O Google também não ficou de fora: rumores indicam que a companhia de Mountain View também está  trabalhando na criação de um SoC customizado em parceria com a Samsung . O chip, conhecido internamento como “Whitechapel”, deve ser utilizado nos aparelhos da linha Pixel 6 .

Por fim, a Qualcomm também deve adotar os núcleos Cortex X2 nos seus próximos chips de ponta da linha Snapdragon . Assim como a própria Samsung , que deve investir na novidade para sua família de SoCs Exynos .