Disney adia lançamento do streaming Star+ no Brasil; entenda a briga

Nome da plataforma causou briga judicial em países da América Latina

Streaming tem lançamento adiado no Brasil
Foto: Unsplash/Georgia Vagim
Streaming tem lançamento adiado no Brasil

O novo episódio da “guerra de streaming ” vai atrasar mais um pouco. Isso porque a Star+ , novo serviço do segmento da Disney , teve seu lançamento adiado na América Latina. Agora, de acordo com o site oficial da empresa do Mickey Mouse, a plataforma só será lançada no dia 31 de agosto.

Ainda não se sabe por qual motivo o streaming teve seu lançamento adiado, mas especula-se que tem algo a ver com o embate entre a plataforma e o canal Starz , que está tentando barrar a utilização do nome Star+, no Brasil, na Argentina e no México.

Entenda a disputa

Segundo com o que foi apurado diretamente pelo site do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), a Starz Entertainment LLC, dona da marca Starz, e do streaming StarzPlay , entrou com pedido de oposição ao registro da marca Star+ no Brasil, pela The Walt Disney Company, no dia 1º de abril de 2021.

O principal argumento da Starz Entertainment LLC é que, por pertencerem à mesma categoria e entrega (ambos são plataformas de streaming de conteúdo audiovisual), os serviços poderão confundir possíveis assinantes. Segundo o colunista do UOL Guilherme Ravache, “essa confusão seria prejudicial para a ‘StarzPlay’, visto que o ‘Star’+ seria um concorrente direto”.

Esse processo também pode ajudar a explicar o motivo pelo qual a divulgação do Star+ no Brasil está em pausa. No cenário de uma vitória judicial da Starz , a Disney terá de alterar, mais uma vez, o nome de seus canais nacionais e do novo streaming . O Olhar Digital entrou em contato com a Disney e a Starz, mas ambas se recusaram a comentar sobre o assunto.