Bilionário Richard Branson vai ao espaço neste domingo; veja 15 aventuras dele

Aos 70 anos, empresário vai participar de um voo teste da sua nave Virgin Galactic

Richard Branson e equipe da Virgin Galactic
Foto: Reprodução
Richard Branson e equipe da Virgin Galactic

Se tudo der certo, Richard Branson vai realizar um voo de teste em sua nave Virgin Galactic neste domingo (11) . Essa será a primeira vez que esse senhor de quase 71 anos irá até a borda do espaço sideral. Porém, não será a única vez que o empresário bilionário e CEO do Virgin Group terá arriscado sua vida em atividades radicais.

Em algumas dessas atividades, Richard Branson já quase morreu. Enquanto o azar desempenhou seu papel em umas, em outras delas foi o próprio risco da aventura – ainda que fizessem parte de elaborados esquemas de publicidade.

Confira a seguir uma lista com 15 relatos de Richard Branson. Essas experiências são apenas algumas das que foram contadas por ele em em sua segunda autobiografia, Finding My Virginity.

1972 – Richard Branson sobreviveu a um naufrágio em um barco de pesca que afundou na lua de mel com sua primeira esposa, Kristen, no México. “Decidimos pular do barco e nadar para a costa, enquanto os outros ficaram parados – fomos os únicos sobreviventes”.

1976 – O empresário decolou uma aeronave ultraleve por engano. “Foi a primeira vez que sentei nele, não tinha ideia de como voá-lo e, acidentalmente, decolei. Eu estava puxando fios desesperadamente. Desliguei o motor e consegui cair no campo. Meu instrutor morreu em um acidente no dia seguinte”.

1980 – “Bati o dedo do pé enquanto caminhava pela Ilha Necker e de repente caí em um desfiladeiro aberto. Consegui colocar minha mão do outro lado e Steve Barron conseguiu me resgatar, puxando-me para cima antes que eu caísse para o que seria uma morte certa nas rochas irregulares abaixo”.

1985 – O bilionário naufragou a cápsula de balão de ar quente de alta altitude ‘Virgin Atlantic Challenger 1’. O acidente ocorreu quando ele estava cruzando o Oceano Atlântico. Na ocasião, ele teve que ser resgatado no mar.

1986 – “Bati em um carro enquanto dirigia pelos Alpes com minha família. Eu bati em um pouco de gelo e desci um pequeno penhasco e virei o carro.”

1986 – Em seu primeiro voo solo de balão de ar quente, o CEO do Virgin Group caiu gravemente, batendo no chão. Para ele, isso foi um sinal do que estava por vir.

1986 – “Na minha primeira vez em paraquedismo, havia uma corda que abria o paraquedas e outra que se livrava dele. Eu puxei o cabo errado por engano. Eu estava caindo no ar antes que um instrutor conseguisse puxar minha corda sobressalente.”

1987 – “Em nossa tentativa de cruzar o Atlântico em um balão de ar quente, o aquecimento solar do balão era bom demais e a gente subiu, subiu, subiu sem aparentemente ter como pará-lo. Meu copiloto Per conseguiu pousar o balão pouco antes de a cápsula implodir e cairmos para a morte.”

1987 – “No mesmo desafio, perdi meu copiloto quando Per pulou no Atlântico, deixando-me sozinho no balão de ar quente que desaparecia acima das nuvens. Eu estava convencido de que iria morrer. Naquele voo memorável… Consegui lançar o balão no Mar do Norte e fui resgatado de helicóptero.”

1989 – “Decidi fazer uma entrada no meu casamento com Joan, pendurado em um helicóptero em um terno todo branco. Eu caí na parte rasa da piscina por engano, quebrei minhas pernas e passei todo o casamento mancando.”

1991 – Richard Branson estava dentro de um balão quando ele pegou fogo a 30 mil pés de altitude. Eles conseguiram apagar o fogo, porém perderam metade do combustível em uma manobra para se desfazer dos tanques vazios. “Achamos que íamos ficar sem combustível na metade do caminho através do Pacífico, antes que os fortes ventos da corrente nos salvassem. Caímos no Ártico – completando o desafio com sucesso, mas caímos em temperaturas de menos 50 graus a 3.000 milhas de nosso destino planejado em Los Angeles.”

2001 – O empresário por pouco não morreu eletrocutado. Ele quase deu um passo em falso em uma pista de trem carregada com 25 mil Volts. O incidente ocorreu enquanto ele inspecionava os novos trens pendulares na Inglaterra.

2004 – “Concordei em fazer um bungee jump de Victoria Falls como parte do meu programa de TV ‘The Rebel Billionaire’. Enquanto caía no ar, cortei minha cabeça em algo e voltei [do salto] com sangue escorrendo pelo rosto.”

2007 – “Saltei do [prédio] Palms Casino em Las Vegas quando anunciamos a nova rota da Virgin America para a cidade. Depois de inicialmente me recusar a fazer o salto, reconsiderei e mergulhei no prédio em alta velocidade com ventos fortes. Eu me choquei de forma dolorosa nos edifícios. Felizmente, eu não girei, então foram minhas costas que bateram contra a parede ao invés de minha cabeça. [A batida] rasgou completamente a parte de trás da minha calça, cortou minhas pernas e braço e machucou minha mão gravemente.”

2016 – “Minha vida passou diante dos meus olhos quando passei por cima do guidão enquanto pedalava na Virgin Gorda. Minha bicicleta desapareceu no penhasco, e eu escapei com uma o maxilar fraturado, cortes e hematomas graves e uma lesão no ombro.”

Com isso, fica a pergunta: será que Richard Branson é viciado em adrenalina?