Foto do eclipse lunar mostra satélite natural da Terra e suas cores

O astrofotógrafo Juan Carlos Casado tirou fotos do eclipse lunar parcial, revelando as cores do nosso satélite natural causadas por diferentes minerais por lá

Foto do eclipse lunar mostra satélite natural da Terra e suas cores
Foto: Danielle Cassita
Foto do eclipse lunar mostra satélite natural da Terra e suas cores

Um eclipse lunar aconteceu no sábado (28), maravilhando observadores na África, Ásia, Europa e até em algumas partes do nordeste brasileiro. Quem acompanhou o fenômeno viu a Lua parcialmente coberta pela sombra da Terra, e o astrofotógrafo Juan Carlos Casado fotografou nosso satélite natural com cores além do cinza que costumamos ver.

Ele tirou a foto do Santuário de Puiggraciós, perto de Barcelona, durante um evento público do Clube de Caminhadas da Catalunha. Felizmente, as condições estavam excelentes para acompanhar o eclipse , e Casado conseguiu a foto abaixo:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Juan Carlos Casado (@juan_carlos_casado)

-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-

Após o eclipse, Casado combinou as 40 fotos que conseguiu e aumentou a saturação delas. Como resultado, ele conseguiu a imagem acima, que destaca tons de laranja, azul e até vermelho na superfície lunar.

Se você costuma observar a Lua, já deve ter percebido que, às vezes, ela aparece com cor acinzentada, enquanto em outros momentos tem tons amarelados. Estas cores dependem de alguns fatores, como a posição dela no céu e as condições atmosféricas.

Na verdade, a superfície lunar tem várias cores além do cinza , que indicam os minerais existentes por lá. Na foto de Casado, as regiões azuladas são ricas em titânio, e aquelas em laranja, pobres.

Já as áreas avermelhadas não indicam minerais, mas sim o efeito causado pelo eclipse. “Isso se deve à luz solar filtrada pela atmosfera da Terra e projetada na superfície da Lua”, finalizou Juan.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech: