A Renault confirmou que a divisão Ampere ganhou vida e, a partir de agora, será a responsável por democratizar o segmento de carros elétricos, colocando no mercado novos modelos, sempre com preços mais acessíveis — de cerca de R$ 100 mil.
- Renault Kardian estreia como rival do Nivus e do Pulse
- Renault Metaverso | Visitamos a fábrica futurista da montadora no Brasil
A marca francesa divulgou um comunicado oficial para formalizar, no Capital Market Day (Dia do Investidor), a nova decisão estratégica:
AMPERE, THE EUROPEAN EV CHALLENGER, IS LAUNCHED.
Born from @renaultgroup , Ampere is here to transform the electric vehicle industry. Our vision is clear: take the lead in Europe and offer high-performance and sustainable vehicles that are accessible to all. pic.twitter.com/8w0kSryjEU-
— Ampere (@Ampere) November 8, 2023
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-
Para alcançar os objetivos traçados peo presidente da divisão, Luca de Melo, a Ampere conta com 11 mil funcionários, boa parte deles no departamento de engenharia. A intenção é desenvolver e produzir até 400 mil carros por ano entre 2024 e 2027, aumentando a produção para 620 mil veículos elétricos em 2028.
Ampere is about technological excellence and customer experience - and it starts now. https://t.co/EFerO7dHye pic.twitter.com/thvyd1qmch
— Ampere (@Ampere) November 15, 2023
Renault quer paridade entre elétricos e combustão
A ideia da Renault em dar carta branca para o crescimento da Ampere é, em um futuro próximo, democratizar o segmento de carros elétricos. A maneira curta e grossa de fazer isso é lançar modelos com preços equivalentes aos dos carros a combustão.
Para alcançar o objetivo entre 2027 e 2028, a empresa vai apostar alto na plataforma AmpR Small (antiga CMF-B EV), voltada para carros do segmento B, e na AmpR Medium (ex-CMF-EV), destinada a modelos do segmento C.
Os carros enquadrados no segmento B são os utilitários que apresentam comprimento entre 3,60 e 3,90 metros, como o Peugeot 208 . Já os carros que fazem parte do segmento C medem entre 4 e 4,30 metros, como o Volkswagen Golf .
Our #CapitalMarketDay has just concluded: the opportunity to detail how Ampere will tackle the European EV market and drive Renault Group’s transformation.
— Ampere (@Ampere) November 15, 2023
Ampere is ready to lead the EV race from Day 1, thanks to strong assets and @renaultgroup backing. ⤵️ pic.twitter.com/oerkwNb3l0
Qual será o carro elétrico barato da Renault?
O futuro carro elétrico barato da Renault, que sairá da linha de produção da Ampere, já tem nome, ao menos provisório: Legend. Segundo a marca, ele será um modelo compacto, chegará em 2026 e custará menos de 20 mil euros — pouco mais de R$ 100 mil, na conversão direta.
A ideia é ampliar a linha gradativamente e, até 2031, ter sete novos carros elétricos nas ruas. O objetivo de mercado da Renault com a democratização do setor também é ousado: vender 1 milhão de carros em 2031 e, com isso, abocanhar 10% das vendas globais.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Não, o Rio Nilo não ficou vermelho recentemente
- Grammy Latino 2023 | Como assistir à premiação ao vivo
- GraphCast | IA do Google faz previsão do tempo para 10 dias em 1 minuto
- Trio Galaxy S24 vaza em unidades de teste com novo design plano
- Foto mostra bolsa de ferramentas perdida durante spacewalk
- Cientistas anestesiam plantas para provar que são conscientes e podem dormir