Hemoglobina na pele protege contra raios UV, câncer e envelhecimento
Fidel Forato
Hemoglobina na pele protege contra raios UV, câncer e envelhecimento

A hemoglobina tem funções, até então, completamente desconhecidas para a saúde do organismo, segundo pesquisadores da Universidade Keio, no Japão. Esta proteína é encontrada na epiderme, a camada mais externa da pele, e atua na defesa contra contra os raios ultravioletas (UV) , o câncer e o envelhecimento.

Normalmente, a hemoglobina é associada apenas ao seu papel de transportar oxigênio pela corrente sanguínea, do pulmão para os outros tecidos. Ela também é responsável pela tonalidade avermelhada dos glóbulos vermelhos , as hemácias.

A constituição da epiderme

Publicado na revista científica Journal of Investigative Dermatology , o novo estudo foi movido pela curiosidade em entender o que ocorre na pele, quando se observa esse tecido minuciosamente (nível molecular). De forma inesperada, descobriu-se que a hemoglobina protege a epiderme tanto de agentes externos quanto internos.

-
CT no Flipboard : você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

Anteriormente, sabia-se que esta camada da pele é quase integralmente formada por queratinócitos, ou seja, células responsáveis pela síntese de queratina — uma proteína fibrosa que protege todo o tecido e que está presente na formação do cabelo e das unhas.

Para identificar as moléculas desconhecidas, então, os pesquisadores japoneses analisaram genes altamente expressos em amostras de tecido da epiderme humana, retiradas de pessoas saudáveis. Também foram verificadas amostras dessa camada proveniente de animais.

Hemoglobina na pele

Nestas análises, foi possível identificar que os genes HBA1 e HBA2 — que codificam uma das subunidades da hemoglobina, a globina alfa — estavam em plena operação. “Descobrimos que os genes responsáveis ​​pela produção de hemoglobina são altamente ativos na parte superior da epiderme”, pontua Masayuki Amagai, professor da universidade e um dos autores do estudo, em nota.

Inclusive, a atividade desses genes se intensifica quando a epiderme é exposta aos raios ultravioletas A (UVA), provenientes do sol, o que está relacionado com danos às células da pele. Assim, a hipótese é que a hemoglobina tenha um papel protetor nessa equação.

“Nossas descobertas sugerem que a hemoglobina protege os queratinócitos do estresse oxidativo derivado de fontes externas ou internas, como radiação UVA e função mitocondrial prejudicada, respectivamente”, afirma Amagai.

Dessa forma, “a expressão da hemoglobina pelos queratinócitos representa um mecanismo de defesa endógeno contra o envelhecimento cutâneo e o câncer de pele ”, completa o especialista.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!