GPUs Radeon RX 8000 com RDNA4 surge em patch do Linux
Daniel Trefilio
GPUs Radeon RX 8000 com RDNA4 surge em patch do Linux

As documentações de atualização recentes para compiladores Linux já trazem códigos que, supostamente, seriam para placas AMD Radeon RX 8000 . Ainda sem confirmação oficial, os códigos GFX1200 e GFX 1201 estariam relacionados a dois modelos de GPUs com a arquitetura RDNA4 .

A nomenclatura GFX é utilizada para identificar arquiteturas AMD em bibliotecas de drivers Linux, com GFX1010 representando RDNA1, GFX1030 RDNA2 e GFX1100 RDNA3. As mesmas notas de atualização ainda trazem o código GFX1150, que supostamente seria um refresh da RDNA3 para APUs Ryzen , sugerindo que a GFX1200 seja, de fato, a nova arquitetura por trás das GPUs Radeon RX 8000.

De volta ao jogo

Desde o lançamento das GeForce RTX 2000, a Nvidia vem entregando vantagens consideráveis de desempenho em suas GPUs para jogos sobre os modelos da AMD. As placas Radeon RX não são ruins, e inclusive a arquitetura RDNA2 é a base dos gráficos dos poderosos PlayStation 5 e Xbox Series X , e a RDNA3 impressiona ainda mais em sistemas compactos, como no ASUS ROG Ally e Lenovo Legion Go .

-
Podcast Porta 101 : a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

🛒Compre console PlayStation 5 com o melhor preço!

No entanto, o investimento pesado em aceleração gráfica via IA da Nvidia com os núcleos Tensor vem garantindo ao lado verde vantagens consideráveis sobre GPUs AMD equivalentes. Ao que tudo indica, este cenário deve mudar em breve com a evolução das soluções em IA embarcadas AMD chegando ao mercado nos próximos meses.

Tradicionalmente, a AMD costuma desenvolver suas novas tecnologias sem muito alarde, dando a falsa impressão de que a concorrência está bem à frente em avanços de desempenho. Foi assim com o desenvolvimento dos processadores Ryzen e, ao que tudo indica, este também parece ser o caso para o mercado de GPUs pós-RTX.

Desde o início de novembro a empresa começou a apresentar produtos com aceleradores de Inteligência Artificial . No próximo dia 6 de dezembro, a AMD ainda irá realizar a conferência Advancing AI, onde planeja revelar mais sobre seus investimentos para o segmento e, naturalmente, isto deve incluir o mercado doméstico.

Apesar de o foco do evento ser o público business, a AMD quase sempre dá um vislumbre do que esperar para a CES, com os famosos “vem aí” para as linhas de processadores Ryzen e GPUs Radeon RX. Implementar melhorias mais robustas de IA nesses produtos pode injetar o gás que faltava para a AMD voltar com tudo à briga pelo melhor desempenho, forçando a concorrência a se mexer.

🛒Compre notebooks com CPU AMD Ryzen e GPU Radeon com o melhor preço!

🛒Compre console ASUS ROG Ally com o melhor preço!

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!