Galaxy A54 x Moto G84: qual é o melhor celular intermediário?
Diego Sousa
Galaxy A54 x Moto G84: qual é o melhor celular intermediário?

O ano de 2023 teve grandes lançamentos no segmento de celulares intermediários, sendo o Samsung Galaxy A54 e o Motorola Motorola Moto G84 5G alguns dos destaques. Mas, afinal, quais são as diferenças entre eles e qual você deve comprar? Descubra neste comparativo.

Construção e design

O Galaxy A54 e praticamente todos os celulares intermediários da Samsung adotaram um visual mais próximo do Galaxy S23 , então temos um design bem sóbrio — para não dizer básico. A tampa traseira é de vidro, conferindo-lhe um aspecto mais premium, enquanto a moldura é de plástico, equilibrando a balança.

O Moto G84 é o oposto: seu design é chamativo e destoante do que fomos acostumados a ver no mercado intermediário. O acabamento texturizado na tampa traseira, apesar de não ser de vidro, tem um visual muito bonito e um toque agradável. Além disso, vale destacar a opção de cor Viva Magenta, escolhida "tom Pantone" de 2023, que dá um charme a mais ao dispositivo.

-
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-

Embora o Moto G84 seja mais bonito que o rival da Samsung, a aposta da Motorola perde na construção, já que não pode molhar totalmente — o Galaxy A54, por sua vez, suporta submersão em água doce em até um metro de água por 30 minutos.

Ou seja, a escolha entre os dois depende de alguns fatores: procura um celular bonito e chamativo? Então, o Moto G84 pode ser o ideal. O Galaxy A54, por outro lado, é para quem procura um smartphone com visual mais sóbrio e proteção contra água e poeira.

Tela e som

  • Galaxy A54: 6,4 polegadas Super AMOLED, Full HD, 120 Hz, HDR10+, 1.000 nits;
  • Moto G84: 6,5 polegadas pOLED, Full HD, 120 Hz, 1B cores, 1.300 nits.

As telas dos dois smartphones são bem equivalentes, mas a do Moto G84 5G consegue superar a do rival por suportar 1 bilhão de cores (10-bit), apresentando uma maior fidelidade de cores. Além disso, o display pOLED do celular da Motorola tem brilho mais intenso em algumas situações, como visualização sob luz do Sol.

Já o Galaxy A54 se destaca pelo suporte ao padrão HDR10+, tecnologia que aprimora as cores e o contraste em filmes e séries compatíveis. Resumindo, o celular da Samsung é ótimo para conteúdos de mídia, enquanto o G84 se sobressai pelo brilho forte para usar o celular sob o sol e fidelidade de cores.

Com relação ao som, temos duas atuações condizentes com a faixa de preço: ambos possuem boa definição quando não estão no volume máximo e suportam Dolby Atmos. Porém, somente o Moto G84 5G tem entrada de 3,5 mm (P2) para fones de ouvido, portanto ponto positivo para a Motorola.

Configurações e recursos

Se considerarmos apenas as fichas técnicas, o Galaxy A54 é mais poderoso que o Moto G84. Seu processador Exynos 1380 5G tem mais potência bruta, e a GPU permite arriscar jogos mais pesados.

Porém, no dia a dia, senti que o Moto G84, com seu processador Snapdragon 695 5G, se portou melhor, seja abrindo aplicativos mais rapidamente, transitando entre programas e navegando pela interface. Não que ele seja mais rápido que o rival, mas a interface parece mais otimizada que a da Samsung.

Além disso, é importante destacar que o Galaxy A54, apesar de ter mais potência, não possui tantos recursos vistos nos modelos mais caros da Samsung — mesmo tendo capacidade para aguentá-los. Um exemplo é a ausência do modo DeX, que basicamente transforma o celular em PC desktop.

Já o Motorola Moto G84 5G surpreende quando traz suporte ao Moto Connect, o novo Ready For. A função é a mesma do DeX: mudar a experiência de celular para uma mais próxima de um computador, bastando conectar um monitor.

Sistema operacional

Os dois smartphones rodam o sistema operacional Android 13 com suas respectivas interfaces. Cada software tem suas particularidades, como o Moto Ações do Moto G84 e as rotinas automatizadas do Galaxy A54, então a escolha acaba sendo mais subjetiva do que técnica.

Pessoalmente, prefiro o design um pouco mais autêntico e simpático da One UI da Samsung, embora a ache um pouco pesada. Já a interface MyUX da Motorola tem um visual mais simples, porém igualmente fluido — e aí passa a sensação de ser mais rápido, também.

Porém, um detalhe indiscutível é a superioridade da Samsung no que diz respeito às atualizações de software. O Galaxy A54 deve receber updates do Android por nada menos que 5 anos, prática que nenhuma fabricante, além da sul-coreana, faz com seus intermediários. Por outro lado, a Motorola promete entre uma e duas versões do sistema dependendo modelo.

Câmeras

Com relação às câmeras, o Galaxy A54 5G se sai melhor que o Moto G84 em quase todos os cenários. Os dois smartphones têm câmeras principais de 50 MP, mas o pós-processamento de imagem do celular da Samsung oferece um HDR mais eficaz, além de cores mais vivas.

Galeria de fotos do Galaxy A54

As fotografias com a câmera ultrawide também são superiores no smartphone da Samsung devido aos 12 MP de resolução. Porém, quando o assunto é fotos macro, o Moto G84 ganha por usar sua câmera ultrawide, que tem autofoco e mais definição que os 5 MP do A54.

Galeria de fotos do Moto G84 5G

Em vídeos, o Galaxy A54 é o único que grava em 4K, enquanto o Moto G84 5G alcança, apenas, 1080p. A qualidade de imagem de ambos os aparelhos é boa para a categoria intermediária, mas o modelo da Samsung sai na frente por conta da definição mais alta.

Vídeo capturado no Moto G84 5G

Vídeo capturado no Galaxy A54

Bateria e carregamento

No nosso teste padrão de bateria, no qual executamos uma série de aplicativos simulando um uso diário, o Galaxy A54 consumiu menos bateria que o Moto G84: 28% para o modelo da Samsung e 31% para o da Motorola. No entanto, a diferença é pequena e pode variar conforme a utilização de cada usuário.

No carregamento, o Motorola Moto G84 5G é mais rápido que o da Galaxy A54 5G por contar com um carregador de 33 W na caixa. Com isso, ele leva cerca de uma hora e 30 minutos para sair de 10% a 100%.

O Galaxy A54, por sua vez, suporta carregamento de até 25 W, mas o adaptador de energia enviado na embalagem tem apenas 15 W, levando quase duas horas e 30 minutos para carregar o celular completamente.

Galaxy A54 x Moto G84: qual é o melhor?

Cada um dos celulares intermediários possui suas particularidades, mas, no geral, o Galaxy A54 acaba se saindo um pouco superior ao da Motorola. Ele tem resistência a água e poeira, desempenho superior, câmeras ligeiramente melhores e promessa de atualização por muito mais tempo.

Vale mencionar, ainda, que os preços dos dois modelos estão bem equivalentes na data em que escrevo essa matéria, na faixa dos R$ 1.700, a qual acredito ser condizente com as experiências intermediárias entregues.

Porém, um detalhe para a Samsung prestar atenção é que a diferença entre os seus intermediários e os da concorrência tem diminuído bastante. No caso do Galaxy A54, há alguns problemas que já foram resolvidos por outros modelos há bastante tempo, como a velocidade de carregamento e a qualidade da tela, fazendo com que os usuários procurem essas características em outros lugares.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!