Superapp do Banco Central promete substituir apps dos bancos
Guilherme Haas
Superapp do Banco Central promete substituir apps dos bancos

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, voltou a falar sobre o desenvolvimento de um superapp que vai funcionar como um agregador de serviços financeiros e deve substituir os aplicativos de bancos e fintechs dentro de dois anos. Desta vez, o comentário foi feito durante a sua participação no MBA Brasil, em Chicago nos Estados Unidos na última semana.

A proposta do superapp faz parte da agenda de inovações tecnológicas em desenvolvimento pelo BC, que teve início com o lançamento do Pix e inclui também o Open Finance e o Drex, o Real Digital .

Superapp do Banco Central

Nesse planejamento a longo prazo do BC, o superapp bancário será uma evolução do Open Finance — modalidade "aberta" de acesso a serviços financeiros que permite o compartilhamento de dados e a interoperabilidade entre diferentes instituições financeiras.

-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-

Esse sistema está em fase gradual de implementação: atualmente os correntistas podem compartilhar com outras instituições informações sobre serviços financeiros tradicionais — como contas e operações de crédito — e também dados de produtos relacionados a investimentos, câmbio, credenciamento, seguros e previdência.

Dentro desse projeto do BC, o superapp se apresenta como o próximo passo na agenda de transformação digital com a promessa de integrar todas essas soluções e acessos em um só canal. A ideia é que, a partir do open finance, todas as informações financeiras do cidadão serão reunidas no superapp.

"No futuro, só vai ter um app no seu celular, que você vai abrir e, pelo open finance, ele vai puxar todos os dados de todos os seus bancos”, disse o presidente do Banco Central durante uma apresentação da solução para o mercado em outubro.

Facilidades do superapp

Entre as facilidades que esse produto pode oferecer estão a possibilidade de consultar a taxa de juros de cada banco antes de fazer pagamento com crédito ou escolher de qual conta retirar dinheiro para uma transação.

"Você vai apertar um botão e terá todo o seu fluxo de caixa consolidado em um só instrumento" comentou Campos Neto nesta semana.

O superapp e as soluções integradas de Open Finance visam promover uma maior competitividade entre as instituições financeiras — que podem oferecer produtos e serviços aos clientes de seus concorrentes — enquanto os consumidores podem se beneficiam de tarifas mais baixas e condições mais vantajosas.

Campos Neto confirmou que o superapp bancário está em fase inicial de desenvolvimento e prevê que o produto esteja disponível em dois anos.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!