Rival da Apple em patentes, AliveCor celebra banimento do Apple Watch

Rival da Apple em disputas de patente, AliveCor celebrou retirada do Apple Watch do mercado nos EUA por meio de comunicado

Rival da Apple em patentes, AliveCor celebra banimento do Apple Watch
Foto: Vinícius Moschen
Rival da Apple em patentes, AliveCor celebra banimento do Apple Watch

A Apple foi obrigada a retirar modelos de Apple Watch das suas lojas nos Estados Unidos por conta de uma disputa de patentes com a empresa de saúde Masimo, mas a decisão também repercutiu com uma rival mais antiga da Maçã: a AliveCor.

Em 2015, a companhia de equipamentos de saúde abriu um processo semelhante em relação ao sistema de eletrocardiograma (ECG) do Apple Watch.

Na época, a companhia já alegava que tecnologias teriam sido copiadas de forma indevida, após a realização de reuniões que supostamente seriam voltadas para o planejamento de uma parceria entre as empresas.

-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube , todo dia tem vídeo novo para você!
-

A AliveCor chegou a solicitar a paralisação das vendas do Apple Watch Series 4 junto à International Trade Commission (ITC), assim como fez a Masimo recentemente.

Ao mesmo tempo, a empresa abriu um processo antitruste contra a Apple, já que a marca de Cupertino estaria dificultando o acesso de competidores ao monitoramento de batimentos cardíacos por meio de aplicativos de terceiros.

Por meio de um comunicado oficial, a AliveCor demonstrou apoio à ITC e à administração Biden, por não ter vetado a decisão de retirar os relógios do mercado no período em que isso era possível:

“Esta é a segunda vez em menos de 12 meses que o presidente Biden permitiu que a Ordem de Exclusão da International Trade Commission (ITC) intervenha contra importações de Apple Watches que violam as patentes de [empresas] inovadoras pequenas dos EUA.

Ainda neste ano, a patente da AliveCor para a sua tecnologia de eletrocardiograma (ECG) liberada pelo FDA [Food and Drug Administration] foi similarmente afirmada, e nós mostramos nosso apoio à Masimo em seu confronto com a Apple

Companhias inovadoras e consumidores do setor da saúde devem se sentir encorajados que as gigantes da indústria estão sendo responsabilizadas por práticas anticompetitivas que poderiam limitar o acesso a tecnologias com o potencial de salvar vidas”

Apple Watch saiu das lojas nos EUA

A disputa da Apple com a Masimo é centrada no recurso de monitoramento de níveis de oxigênio no sangue, presente no Apple Watch Series 9 e no Watch Ultra 2 . Após a decisão do ITC, os produtos foram retirados das lojas online e físicas no dia 21 de dezembro.

Ainda não foi divulgado um possível prazo para que os relógios voltem aos EUA, mas a marca está trabalhando em uma atualização de software para alterar a forma que o monitoramento de oxigênio funciona. A Masimo afirma que essa seria uma solução “insuficiente”, exigindo uma mudança de hardware nos relógios.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech: