Super Mario Odyssey se transforma em arma contra a depressão
Durval Ramos
Super Mario Odyssey se transforma em arma contra a depressão

Além de ser um dos melhores jogos do Nintendo Switch , Super Mario Odyssey pode se tornar uma valiosa arma contra a depressão. Um estudo publicado na revista Frontiers analisa o papel do game no tratamento dos sintomas da doença e mostrou como o jogo trouxe resultados benéficos a pacientes.

A pesquisa foi realizada pelo Departamento de Psiquiatria e Psicoterapia da Universidade de Bonn, na Alemanha, e visava analisar se os videogames ajudariam a lidar com o estado depressivo de pacientes diagnosticados com Transtorno Depressivo Maior (TDM), que é considerado um grau mais acentuado da depressão. O principal objetivo era identificar possíveis efeitos benéficos no cérebro e no próprio comportamento das pessoas, sobretudo em termos de treinamento motivacional e cognitivo.

Para isso,o estudo analisou 46 indivíduos divididos em três grupos. Um deles passou seis semanas jogando Super Mario Odyssey , enquanto um segundo passou o mesmo período treinando no programa CogPack — dedicado a esse tipo de treinamento cognitivo. O terceiro grupo foi submetido a tratamentos convencionais para o TDM.

-
CT no Flipboard : você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

E o que os resultados mostraram ao final desse um mês e meio de testes foi que jogar Super Mario Odyssey realmente ajudou os pacientes. De acordo com o artigo que analisa os dados, os jogadores relataram uma diminuição significativa dos sintomas depressivos. Além disso, eles também se mostraram mais motivados em comparação aos demais grupos.

A razão para isso, segundo os pesquisadores, é que navegar por ambientes 3D no jogo estimula o hipocampo, região do cérebro responsável pela formação de memórias e associado ao aprendizado e às emoções. Isso já era algo sabido em indivíduos saudáveis, mas que também se provou verdadeiro em pacientes com transtornos depressivos.

Isso indica que as sessões não apenas de Mario , mas de jogos em geral têm potencial de aprimorar esse treinamento motivacional que pode ajudar no tratamento do TDM, o que faz do videogame uma possível ferramenta terapêutica.

Contudo, o artigo não é taxativo em apontar Super Mario Odyssey ou qualquer outro jogo como um caminho para a cura da depressão ou coisas do tipo. A pesquisa é cuidadosa ao dizer que os resultados do estudo devem ser interpretados com cautela dada à própria natureza dos testes e que, por isso, é preciso realizar análises mais aprofundadas e com um número mais expressivo de pessoas para tirar conclusões mais precisas.

Ainda assim, o estudo da Universidade de Bonn é mais um que aponta as características benéficas do videogame no cérebro humano e, no caso, o possível valor terapêutico em pessoas com sintomas depressivos. E, embora não seja uma cura para o transtorno, já aparece como uma ferramenta bastante útil para lidar com a doença.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!