Apple Vision Pro ganha comercial aos moldes da estreia do iPhone

Em preparação para a estreia em fevereiro, o Apple Vision Pro ganhou um comercial que o compara a visores do cinema, e faz referência à chegada do iPhone

Foto: Renan da Silva Dores
Apple Vision Pro ganha comercial aos moldes da estreia do iPhone

Faltando menos de um mês para a chegada do Vision Pro às lojas dos EUA, a Apple liberou um novo comercial do seu primeiro "computador espacial" associando o dispositivo aos visores e óculos futuristas de diversos filmes de Hollywood. Além de criar animação em torno da estreia do acessório, a produção também acaba fazendo referência à época de lançamento do primeiro iPhone, que ganhou um vídeo com proposta similar antes de ser anunciado.

Intitulado "Get Ready" (ou Prepare-se, em tradução livre), o vídeo curto mostra cenas de filmes renomados como Star Wars, De Volta para o Futuro e Homem de Ferro, trazendo especificamente trechos que envolvam o uso de óculos ou visores — o material acaba sendo uma viagem pela noção que a ficção científica teve e tem desse tipo de acessório, e relaciona o Vision Pro ao futuro. A interface da novidade também volta a ser mostrada, trazendo ícones que lembram apps de iPhone sobrepostos sobre o mundo real.

Mais do que apenas gerar empolgação no público, o comercial indica que a Apple está bastante confiante em seus óculos de Realidade Mista (MR), por fazer uma referência singela ao lançamento da primeira geração do iPhone . No início de 2007, poucos meses antes do anúncio do celular, um vídeo parecido foi divulgado, com o título "Hello" (Olá, em inglês).

-
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-

Assim como a propaganda destinada ao Vision Pro, o curta mostrava uma sequência de cenas de grandes filmes em que os personagens usavam telefones fixos para atender a chamadas. O vídeo pretendia passar a ideia de como o iPhone causaria uma revolução no mundo da telefonia — algo que de fato aconteceu.

Ao divulgar um comercial de estrutura similar para os óculos de MR, a gigante de Cupertino sugere acreditar que o dispositivo oferecerá uma nova revolução no mundo da tecnologia, desta vez no segmento de Realidade Virtual. Se este será mesmo o caso, vai ser preciso aguardar para ver, mas o crescente número de óculos VR/MR que chegam ao mercado sinalizam que esse tipo de aparelho deve mesmo ganhar um novo status nos próximos anos.

O fato é que a Apple terá de enfrentar alguns desafios se quiser ter com o Vision Pro as mesmas influência e força que possui entre os smartphones. Esperado para chegar às lojas dos EUA em 2 de fevereiro , o acessório custará exorbitantes US$ 3.499 (~R$ 17 mil), valor cinco vezes mais alto que o visto em soluções similares como o Meta Quest 3 , vendido por US$ 649 (~R$ 3.200) em sua variante mais completa.

Não se pode desconsiderar que o dispositivo da Apple é mais potente e aparenta ser mais versátil, mas a ideia de torná-lo tão popular quanto o iPhone vai exigir uma barreira menor de preço, além de disponibilidade em um número maior de regiões.

Mesmo assim, as expectativas de analistas respeitados, incluindo Ming-Chi Kuo , são positivas: espera-se que o estoque seja esgotado de forma rápida, graças ao fator "novidade" e à maior potência frente aos concorrentes. Seja como for, teremos de esperar pela estreia para sabermos qual será o papel da Maçã no futuro da Realidade Virtual.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech: