Exoplaneta próximo pode ter água líquida e condições habitáveis
Daniele Cavalcante
Exoplaneta próximo pode ter água líquida e condições habitáveis

Um exoplaneta localizado apenas a 50 anos-luz da Terra parece ser um mundo aquático favorável à vida. Segundo um estudo recente publicado na Astrophysical Journal Letters , a densidade do LHS 114b é bem inferior àquela estimada anteriormente, sugerindo que elementos leves estão presentes em sua composição.

O planeta orbita a estrela LHS 1140, uma anã vermelha em direção à constelação de Cetus, com mais de 5 bilhões de anos de idade e 15% da massa do Sol. Inicialmente considerado rochoso, a nova análise mostra que a densidade indica duas possibilidades: sua atmosfera é extensa e com elementos muito leves ou há bastante água por lá.

Para a pesquisa, os cientistas usaram dados do observatório Echelle SPectrograph for Rocky Exoplanets and Stable Spectroscopic Observations (ESPRESSO), mas a equipe já solicitou tempo de uso do telescópio James Webb para observar a composição do planeta em maiores detalhes.

Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Se as alegações do estudo recente forem confirmadas pelo Webb, o LHS 1140b se tornará um dos principais alvos na busca por vida além do Sistema Solar, substituindo as “frustrações” com o sistema TRAPPIST-1 — cujos planetas pareciam promissor à vida, mas se revelaram atualmente áridos .

De acordo com Charles Cadieux, pesquisador da Universidade de Montreal e primeiro autor do estudo, não é nenhuma surpresa que o LHS 1140b seja mais propenso a abrigar vida em comparação aos planetas TRAPPIST-1. É que a estrela LHS 1140b apresenta menor atividade em comparação com a TRAPPIST-1, favorecendo as condições de vida em seu planeta.

Por fim, a estrela LHS 1140 tem apenas 20% do tamanho do Sol e seu planeta é mais frio que a Terra — embora sua órbita seja mais próxima de sua estrela do que a de Mercúrio ao redor do Sol. Caso ele seja realmente aquático, a descoberta será uma das mais emocionantes para o estudo de exoplanetas.