Google Cloud vai usar IA para auxiliar clientes no varejo
André Lourenti Magalhães
Google Cloud vai usar IA para auxiliar clientes no varejo

Divisão do Google de armazenamento em nuvem para empresas, o Google Cloud anunciou novas soluções de IA generativa voltadas para o setor de varejo. As novas ferramentas prometem usar a inteligência artificial para atender clientes em lojas de e-commerce e agilizar a organização de estoques, de acordo com o site TechCrunch.

Suporte para clientes

Um dos produtos é o Conversional Commerce Solution (“Solução Conversacional para Comércio”, em tradução livre), permite criar chatbots mais poderosos em sites e aplicativos de lojas. Bots em e-commerces não são nenhuma novidade, mas a ferramenta destaca-se por oferecer ajuda específica na escolha de produtos com base nas escolhas do cliente.

A empresa informa que a ferramenta é personalizada de acordo com informações da própria marca, o que ajuda a criar resultados mais segmentados em cada uso. Além disso, usaria o modelo de linguagem PaLM, o mesmo do Bard.

-
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-

Ajuda na organização

Outra ferramenta, chamada Catalog and Content Enrichment (“Enriquecimento de Catálogo e Conteúdo”, em tradução livre), atua nos bastidores da loja. A combinação dos modelos PaLM (para geração de textos) e Imagen (para geração de imagens) ajuda a gerar descrições de produtos, criar os metadados de cada item e organizar todo o estoque entre categorias. Além disso, as informações geradas por IA poderiam servir para a criação de novas imagens para o catálogo.

Mais detalhes em breve

O Google afirmou que vai trazer mais informações sobre a ferramenta, como os preços e demonstrações de uso, até o final do primeiro trimestre deste ano.

Para justificar os lançamentos, a empresa divulgou uma pesquisa que informa que 81% dos tomadores de decisão do varejo sentem “urgência” em adotar IA generativa nos respectivos negócios, enquanto 72% estariam prontos para adotar a tecnologia imediatamente. Os setores de automação de atendimento ao consumidor e suporte de marketing são duas áreas que, na visão dos entrevistados, poderiam beneficiar-se das novidades o quanto antes.

Aos poucos, mais empresas anunciam novidades de IA voltadas para o varejo: a Amazon, por exemplo, lançou uma ferramenta que ajuda a escolher tamanhos e tipos de roupas de acordo com as preferências de cada cliente .

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!