HarmonyOS Next da Huawei será lançado ao público no final de 2024

A Huawei confirmou uma janela de lançamento da versão estável do HarmonyOS Next, sistema operacional próprio e independente do Android

HarmonyOS Next da Huawei será lançado ao público no final de 2024
Foto: André Lourenti Magalhães
HarmonyOS Next da Huawei será lançado ao público no final de 2024

Sistema operacional “puro” da Huawei e sem suporte a apps do Android, o HarmonyOS Next ganhou uma janela de lançamento ao público geral. A fabricante confirmou que a versão estável do SO será lançada na China no quarto trimestre deste ano, ou seja, entre outubro e dezembro.

Além da data de lançamento, a empresa também divulgou um teaser com alguns destaques da interface do novo sistema. Alguns aspectos lembram o Android, como o painel de ações rápidas, enquanto a tela principal nos computadores e tablets tem uma inspiração evidente no Dock do macOS. O vídeo ainda conta com os termos “espacial”, “cores vivas” e “imersivo” para classificar a UI:

O site Sparrows News informa que o sistema operacional também pode receber o nome “Galaxy Edition” na China e já teve uma prévia disponibilizada para desenvolvedores. É importante ressaltar que o SO será lançado somente no mercado local, enquanto os aparelhos lançados no mercado internacional continuam com suporte à EMUI com Android .

-
Podcast Porta 101 : a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

O que é o HarmonyOS Next

O HarmonyOS Next é um sistema operacional independente desenvolvido pela Huawei na China, projetado para todo o ecossistema de aparelhos da fabricante. O antecessor HarmonyOS era desenvolvido com base na biblioteca de código aberto do Android e até aceitava a instalação de apps do sistema operacional do Robozinho, mas a fabricante já confirmou que a nova versão será incompatível com esses aplicativos.

A Huawei adota um SO próprio desde 2019 e isso serviu como uma alternativa para evitar as sanções impostas pelo então presidente dos EUA Donald Trump. Agora, a fabricante busca uma autonomia completa em relação ao Android.

De acordo com dados do site Huawei central, mais de 200 aplicativos exclusivos ao HarmonyOS Next já estão em desenvolvimento e cerca de 800 milhões de dispositivos já usam o sistema próprio da empresa. Algumas estimativas apontam que o software poderia ultrapassar o iOS em número de usuários na China .

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech: