Android 15 deve trazer arquivamento nativo de apps sem uso
Bruno De Blasi
Android 15 deve trazer arquivamento nativo de apps sem uso

O mecanismo para arquivar apps sem uso no Android pode ganhar um grande reforço em 2024. Segundo o desenvolvedor Mishaal Rahman, o Google deve migrar o sistema de arquivamento do Google Play para o núcleo do Android 15.

A mudança afetaria o sistema que economiza o armazenamento do celular ao “desativar” um aplicativo não utilizado. Especialmente ao considerar que, atualmente, se trata de um mecanismo da Play Store e não uma ferramenta nativa do sistema operacional.

Assim, apenas a loja de aplicativos do Google têm controle sobre o mecanismo, que funciona de maneira automática. Da mesma forma, programas instalados por outras fontes não conseguem usufruir do recurso.

-
CT no Flipboard : você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

Novo arquivamento

Contudo, essa realidade tende a ficar para trás, conforme mostra Rahman ao analisar os códigos internos do último Beta do Android 14 QPR2. No dossiê, o desenvolvedor destaca que já existem rastros de um comando para arquivar e desarquivar os softwares.

O procedimento será realizado inteiramente nas configurações do sistema, ao acessar as definições individuais dos aplicativos. Para arquivar ou desarquivar, os usuários terão que apertar um botão, como já acontece hoje em dia com o iOS.

Além disso, por ser um recurso nativo, os usuários terão a oportunidade de arquivar aplicativos que não foram instalados pela Play Store. Entre eles, os softwares baixados por lojas como Galaxy Store, F-Droid e tantos outros canais disponíveis para o Android.

Em breve

Apesar da descoberta e de conseguir ativar os botões nas configurações, o novo sistema de arquivamento ainda não é funcional.

Por outro lado, a considerar o calendário, existe a possibilidade de que a nova ferramenta seja apresentada somente no Android 15. Ou seja, nos próximos meses, já que o desenvolvimento de novas versões do sistema ocorre sempre no meio do ano.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!