Review Haiz My Watch I Pro | Smartwatch acessível e simples
Guilherme Souza
Review Haiz My Watch I Pro | Smartwatch acessível e simples

O Haiz My Watch I Pro é um relógio inteligente da marca brasileira Haiz, que promete reunir algumas das funções mais queridas pelos usuários desse tipo de produto por um valor mais acessível. Nesta análise, abordamos as características deste relógio para determinar seus pontos fortes e fracos.

Prós

  • Leve e com visual elegante
  • Boa duração de bateria
  • Grande variedade de recursos

Contras

  • Sensores imprecisos
  • Interface pouco intuitiva e com visual ruim
  • Traduções incompletas
  • Poucas opções de customização

Design, construção e tela

O smartwatch My Watch I Pro apresenta um design discreto e elegante, com acabamento em plástico e pulseira de silicone. Sua certificação IP67 garante o uso embaixo d’água com até 1 metro de profundidade durante 30 minutos.

Apesar de simples, a construção é sólida e adequada para o uso diário. O mostrador quadrado com bordas arredondadas possui uma tela de 1,3 polegada com painel IPS LCD. Um único botão lateral permite ligar ou desligar a tela e acessar rapidamente as funções do relógio.

-
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-

Monitoramento de saúde

O My Watch I Pro inclui recursos para o monitoramento de batimento cardíaco, pressão sanguínea e saturação de oxigênio no sangue (SpO2). Além disso, o relógio também rastreia dados do sono, como tempo de sono profundo, leve e períodos em que você fica acordado durante a noite.

Para os entusiastas de atividades físicas, o relógio oferece suporte para uma grande variedade de modalidades, incluindo desde os mais conhecidos como futebol e natação aos menos populares como rugby e esqui.

O maior problema é que os sensores do relógio não inspiram muita confiança, tendo em vista que o simples acelerômetro não funciona muito bem ao ativar a tela quando você levanta o pulso, afetando consequentemente o monitoramento do sono e outras medições.

"O Haiz My Watch I Pro tem sensores imprecisos. Nos nossos testes, o relógio registrou como períodos de sono momentos em que eu estava simplesmente sentado assistindo TV, o que é algo bem estranho."

— Guilherme Souza

Sistema operacional e integração com o celular

O sistema operacional do Haiz My Watch I Pro é simples e até um pouco precário, principalmente em relação às traduções, que poderiam ser melhoradas.

Ele permite controlar a câmera do celular, configurar alarmes, cronômetro e jogos, além de controlar a reprodução de músicas e fotos. Além disso, é compatível com dispositivos iOS e Android, e a integração com o aplicativo Haiz permite personalizar o relógio e acompanhar as atividades registradas.

Devo dizer que achei que a interface merecia um cuidado maior, principalmente com relação às traduções, ainda mais quando estamos falando de uma empresa brasileira.

As customizações também são bem limitadas. Embora o aplicativo da Haiz nos permita selecionar quais notificações recebemos ou alterar a arte do mostrador, as opções são poucas. Também não é possível alterar o tamanho da fonte das notificações, o que pode ser um problema para quem prefere letras maiores.

Um dos pontos que mais me incomodou é que as notificações não acendem a tela no momento em que chegam, com o dispositivo se limitando a uma vibração, o que não é algo muito intuitivo ou prático.

"O sistema operacional do Haiz Watch I Pro adota o mesmo padrão visto nos dispositivos de concorrentes, que, apesar de ser funcional, não cria uma identidade única para o produto."

— Guilherme Souza

Bateria e carregamento

A bateria de longa duração é um dos destaques do My Watch I Pro. O dispositivo oferece até 48 horas de uso constante, com até 7 dias de uso comum. No modo standby, a bateria pode se manter por até 25 dias. Essa autonomia é impressionante e garante que você não precise se preocupar com recargas frequentes.

Em meus testes, passei cerca de uma semana com o relógio, podendo confirmar que as previsões da fabricante são bem honestas. Embora não seja fã de exercícios, o dispositivo fez seu monitoramento padrão de contagem de passos e calorias queimadas, além das demais funções, restando cerca de 15% da bateria ao final de dois dias de uso constante.

Ao conectar o dispositivo ao PC usando o cabo de carregamento USB que vem acompanhado do dispositivo, o carregamento total demorou cerca de duas horas, o que é um tempo aceitável, considerando a autonomia que uma carga oferece.

Concorrentes diretos

O Haiz My Watch I Pro enfrenta concorrência de outros smartwatches acessíveis, como o Haylou Watch R8.

O embate entre eles é bem equilibrado em termos de forças e fraquezas, já que ambos sofrem com problemas de traduções nos menus. Embora o Haylou traga funções de monitoramento mais precisas e design mais robusto, o My Watch I Pro não parece ter problemas com o uso para natação, o que é mais uma vantagem em relação a seu concorrente.

O modelo da Haylou também é cerca de R$ 50 a R$ 100 mais caro, sendo assim uma questão de escolha do usuário para definir qual visual e recursos lhe agradam mais.

O Haiz My Watch I Pro é um investimento válido?

O Haiz My Watch I Pro pode ser uma boa opção para quem busca um smartwatch mais simples, que oferece um bom conjunto de recursos, foco em saúde, boa autonomia de bateria e design discreto.

Se você procura um relógio inteligente que não pesa no bolso, o My Watch I Pro merece sua atenção, mas vale ficar atento aos problemas com os sensores dele, que não são nada confiáveis.

Ainda que existam alguns concorrentes na mesma faixa de preço e com interfaces um pouco mais polidas, não podemos dizer que o Haiz fica numa posição extremamente desfavorável. Então, vale a pena comprar o Haiz My Watch I Pro se o seu objetivo for economizar.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!