Windows 11 24H2 não vai rodar em processadores muito antigos

Próxima grande atualização do Windows 11 deve impedir inicialização do sistema em PCs com processadores com mais de 15 anos de existência

Windows 11 24H2 não vai rodar em processadores muito antigos
Foto: André Lourenti Magalhães
Windows 11 24H2 não vai rodar em processadores muito antigos

A próxima grande atualização 24H2 do Windows 11 não vai rodar em CPUs muito antigas. De acordo com informações encontradas na build do sistema no canal Canary, o SO sequer vai inicializar com processadores que não possuem a instrução POPCNT.

Isso vai afetar modelos bem antigos, com mais de 15 anos de existência — a instrução POPCNT começou a ser introduzida na segunda metade dos anos 2000 nos chips da AMD com a arquitetura Barcelona e na primeira geração de processadores Intel Core i.

Muitos usuários com hardware desatualizado ainda conseguem burlar os requisitos de instalação do Windows, mas a adoção do novo protocolo deve excluir essa possibilidade nas máquinas com essas CPUs.

-
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-

O perfil TheBobPony, no X (antigo Twitter ), foi um dos primeiros que publicaram a mudança na build:

O que vem no Windows 11 24H2

A Microsoft jogou um balde de água fria nos rumores de um possível Windows 12 e confirmou que a grande atualização 24H2 chega ao Windows 11 em 2024 . O update deve trazer ainda mais recursos de IA para o sistema, já pensando no desempenho com os hardwares otimizados para o processamento de inteligência artificial. Vale lembrar que os computadores lançados neste ano contam com uma tecla dedicada a abrir o assistente do Copilot pelo teclado e a ferramenta deve ganhar mais melhorias.

Além disso, a atualização deve marcar a chegada do comando “sudo” ao Windows , que permite que usuários comuns executem funções com privilégios de administrador. O recurso já existe no Linux e no macOS há algum tempo, já está em testes e pode ser uma das novidades do próximo update anual.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech: