Por que não sentimos o movimento de rotação da Terra?
Daniele Cavalcante
Por que não sentimos o movimento de rotação da Terra?

Se a Terra está girando em alta velocidade, tanto ao redor do Sol quanto em torno de seu próprio eixo, por que não sentimos esse movimento? São dois os fatores que tornam a rotação da Terra imperceptível: a constância da velocidade e a gravidade terrestre .

Antes de continuar, precisamos relembrar primeiro a força centrífuga. Para entendê-la, imagine o seguinte cenário: quando estamos em um veículo durante uma curva, sentimos uma força nos puxando para o lado oposto. Podemos observar o mesmo fenômeno em um lava-roupas no modo centrífuga: as peças de roupa “grudam” nas paredes da máquina.

A responsável por estas situações é a força centrífuga, que pode ser explicada pelos princípios da inércia, que é a tendência de um corpo a manter seu estado de repouso se estiver parado, ou de movimento se assim estiver. Nos exemplos acima, tanto os corpos no automóvel quanto as roupas na máquina recebem energia para se movimentarem em relação ao espaço, mas a tendência sempre será viajar em linha reta.

-
CT no Flipboard : você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

Se não estivéssemos presos dentro do veículo, seríamos arremessados para longe em uma curva brusca. Como isso não acontece, sentimos a força centrífuga tentando nos “obrigar” a seguir uma linha reta, sem muito sucesso.

Por que não sentimos a rotação da Terra

O mesmo fenômeno é perceptível quando estamos em qualquer objeto andando em círculos. Então, por que não sentimos a rotação da Terra? O primeiro motivo é a suavidade do movimento do nosso planeta, que não tem aumento ou diminuição abrupta da aceleração.

Podemos fazer uma nova comparação com um veículo em velocidade constante em uma estrada, sem mudanças bruscas de direção. A sensação será de estarmos parados em relação ao carro, enquanto o mundo ao redor, do lado de fora da janela, parece correr.

Do mesmo modo, a velocidade e direção constantes da Terra nos fazem sentir que estamos parados em relação a ela, mesmo que o planeta esteja se movendo em relação ao Sol. E, assim como as árvores na estrada parecem correr, vemos o movimento aparente dos astros no céu .

O segundo motivo de não percebermos nada está relacionado à gravidade, que na Terra, é muito mais intensa do que a força centrífuga. A gravidade é tão forte que é como se estivéssemos tão bem amarrados no banco do veículo que não sentiríamos nenhuma força tentando nos arremessar para longe em linha reta.

Gravidade da Terra

Para comparação, a rotação terrestre cria uma aceleração de aproximadamente 0,03 m/s^2 no equador, enquanto a aceleração gravitacional é de 9,8 m/s^2. Assim, a força centrífuga é imperceptível para nós.

Felizmente, nosso planeta vai continuar na mesma velocidade e trajeto por muito tempo. Caso alguma mudança brusca ocorresse e fizesse a Terra parar de girar , com certeza sentiríamos seus efeitos de modo bem dramático.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!