O Android 15 prepara uma configuração que pode carregar sites e serviços online de forma muito mais rápida. O sistema fixa algumas partes do componente WebView à memória do aparelho, o que aumenta o desempenho de todos os apps que usam essa função.
- O que esperar do Android 15? | Novos recursos e previsões
- Bixby pode abrir recursos do Galaxy AI com comando de voz
O WebView é um conjunto de aplicações instalado em todo celular Android que permite que qualquer app mostre conteúdos da web dentro da própria interface. Isso pode ser usado de forma parcial, como um app que mostra uma tela de login sem abrir o navegador, ou até em casos mais amplos, como um aplicativo de feeds que exibe uma página inteira dentro dum modo de leitura.
De acordo com o site Android Police, a primeira prévia para desenvolvedores do Android 15 fixa o diretório trichrome, desenvolvido pelo Google e usado no WebView e no Chrome, à memória RAM do aparelho. Vale lembrar que o SO também faz isso com outros componentes, como o aplicativo de câmera e o Pixel Launcher, para otimizar a performance de cada um.ca
-
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-
Na prática, isso significa o seguinte: como o processo do trichrome estaria fixado à memória RAM, ele nunca seria encerrado pelo sistema operacional nas tentativas de liberar espaço. Assim, toda vez que o celular precisar usar o WebView, o processo já estará ativo, e isso poupa muito tempo — não há a necessidade de fechar e reiniciar o mesmo processo toda vez que for usar um determinado app, o que pode causar lentidão.
Em resumo, é uma mudança na parte técnica que pode trazer benefícios para o uso do sistema no dia a dia, especialmente para dispositivos com pouca memória RAM.
Android 15 em desenvolvimento
Enquanto muita gente sequer tem a versão 14 do sistema, o sucessor já está a caminho: o Android 15 foi confirmado pelo Google e a primeira versão da prévia para desenvolvedores já está disponível na linha Pixel. O cronograma inicial prevê o fim da fase de testes para o mês de julho deste ano, então a janela de lançamento da versão estável deve abrir a partir de agosto.
Algumas funções já foram encontradas na prévia, como um ajuste para silenciar notificações repetidas de apps e uma configuração para desativar a vibração do teclado . Mais detalhes devem ser revelados durante o primeiro semestre.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Semana do Cinema 2024 traz ingressos a R$ 12 em todo o Brasil
- Artigo científico com imagens esdrúxulas de IA é retirado do ar
- 🤑 BARATO | Aproveite Galaxy S23 de 512 GB em super oferta
- Adobe lança assistente de IA para analisar e resumir PDFs
- 1º paciente com chip da Neuralink controla mouse pelo pensamento
- Os 45 filmes mais esperados de 2024