Devido à imprecisão ao gerar imagens de pessoas em relação à diversidade, o Google decidiu interromper o recurso da IA generativa Gemini. Após o lançamento do chatbot , diferentes casos de criação de figuras com erros históricos surgiram pela rede, como um quadro baseado em 1943 que contém indivíduos de etnias distintas como se fossem soldados alemães.
Enquanto trabalha em aprimorar a ferramenta, a Gigante de Buscas avisou sobre a pausa pelas redes sociais. “Já trabalhamos para resolver problemas recentes com o recurso de geração de imagens do Gemini. Enquanto fazemos isso, pausaremos a geração de imagens de pessoas e relançaremos uma versão melhorada em breve”, relatou o Google.
Pausa na geração de imagens veio após pedido de desculpas
A decisão veio 24 horas após a Big Tech se desculpar publicamente no X (antigo Twitter ). “Estamos cientes de que Gemini tem oferecido imprecisões em algumas representações históricas de geração de imagens”, aponta o comunicado do Google. “Estamos trabalhando para melhorar esse tipo de representação imediatamente. A geração de imagens de IA do Gemini gera uma ampla gama de pessoas. E isso geralmente é bom porque pessoas ao redor do mundo o usam, mas está errando aqui.”, concluiu.
-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-
We're aware that Gemini is offering inaccuracies in some historical image generation depictions. Here's our statement. pic.twitter.com/RfYXSgRyfz
— Google Communications (@Google_Comms) February 21, 2024
Alguns usuários do Gemini nos Estados Unidos solicitaram a geração de imagens de figuras históricas, como os fundadores do país (também conhecidos como “Founding Fathers”), mas acabaram recebendo artes com pessoas de etnias diferentes do que as reais do ponto de vista histórico.
Este tipo de situação trouxe muitas discussões nas redes sociais, inclusive sobre o fato de que a IA do Google não aceita comandos para gerar imagens baseadas em grupos étnicos. Quando lhe é pedido para fazer isso, uma de suas respostas é que “focar em indivíduos baseado em suas raças pode ser prejudicial e impreciso”, como podemos ver na publicação abaixo.
#GeminiAI @Google
— ME (@SeB_Cuba) February 22, 2024
I asked for white people on the beach Gemini saying its harmful to request for one race image
G○ Fu☆k y○ur Self ! pic.twitter.com/POXxdjROsY
Se uma pessoa nos Estados Unidos tentar usar a função, ela receberá a seguinte mensagem do chatbot: “Estamos trabalhando para melhorar a capacidade do Gemini de gerar imagens de pessoas. Esperamos que esse recurso retorne em breve e notificaremos você nas atualizações de lançamento quando isso acontecer.”
O Google não disse quanto tempo levará para melhorar o recurso de criação de imagens de pessoas no Gemini.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Estrutura misteriosa em forma de onda está se movendo por nossa galáxia
- Brasileiro pode ter descoberto planeta escondido no Sistema Solar
- Artigo científico com imagens esdrúxulas de IA é retirado do ar
- Objeto misterioso brilha no céu do RS nesta quarta (21)
- Semana do Cinema 2024 traz ingressos a R$ 12 em todo o Brasil
- Apple libera iOS 17.4 Beta 4 com novidade no CarPlay