O Linux está instalado em 4% de todos os computadores do mundo, de acordo com os dados de uso de sistemas operacionais durante o mês de fevereiro de 2024 publicados pelo site Statcounter. É a primeira vez que o SO ultrapassa a marca de quatro pontos percentuais desde que a página começou a medir a audiência no segmento, em 2009.
O sistema já apresentava sinais de crescimento nos últimos meses, mesmo que tímidos — o domínio do cenário invariavelmente é dominado pelo Windows, seguido do macOS, e ambos somados ocupam 87,59% do mercado de computadores. O Linux começou o ano de 2023 com uma parcela de 2,9%, mas fechou o mês de dezembro do mesmo ano com 3,83%. Houve uma pequena queda para 3,77% em janeiro, mas enfim o sistema atingiu 4,03% no mês seguinte.
Possíveis causas
O Statcounter não justifica os motivos do crescimento do Linux, mas é possível trabalhar com algumas hipóteses. A primeira delas é um dos principais pontos positivos do SO: é uma ferramenta gratuita e de código aberto, portanto pode ser instalada rapidamente como uma alternativa para evitar as licenças pagas do Windows, por exemplo.
-
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-
A segunda hipótese envolve os requisitos de instalação do Windows 11, já que a atual geração do SO da Microsoft exige que os computadores tenham o chip TPM 2.0 e pode deixar de inicializar em dispositivos com CPUs muito antigas. Muita gente ainda pode ter um PC com bastante vida útil, mas que não atenda a todos os requisitos, então o Linux surge como a migração mais simples e menos burocrática nesse sentido.
Desde o lançamento do Windows 11, em outubro de 2021, até o final de fevereiro, a adesão ao Linux quase dobrou: de 2,08% em novembro de 2021 até os 4,03% mais recentes, segundo os dados do Statcounter.
Um terceiro motivo possível seria o aquecimento do mercado de desenvolvedores e outros segmentos similares, que normalmente usam o Linux como sistema operacional para essas tarefas.
Os SOs de computadores mais usados no mundo
Confira a lista do Statcounter, com dados atualizados em fevereiro de 2024:
- Windows (72,17%);
- macOS (15,42%);
- Desconhecido (6,1%);
- Linux (4,03%);
- Chrome OS (2,27%).
Você também pode conferir quais são os navegadores mais usados no mundo e no Brasil .
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Vladmir Komarov: as últimas palavras do cosmonauta que caiu do céu
- Nintendo Switch 2 no dock pode ter desempenho do PS4 Pro
- James Webb detecta buraco negro supermassivo no início do universo
- Você pode ajudar a escolher nome de asteroide; saiba como
- Renascer | Sucesso da novela desbancou até a toda poderosa Netflix
- Os 45 filmes mais esperados de 2024