Será que o Big Bang aconteceu 13 milhões de anos antes do que os cientistas pensavam? Não sabemos ainda, mas é o que sugere Rajendra Gupta, físico teórico da Universidade do Canadá, em um novo estudo. Ano passado, ele publicou um artigo em que afirmava que as estimativas atuais foram feitas com base em um truque da luz, que estaria escondendo a verdadeira idade do universo . Agora, sua nova análise parece reforçar as colocações.
- Teoria do Big Bang: o que se sabe sobre a origem do universo?
- Medição sugere que universo tem 13,7 bilhões de anos, mas ainda há incertezas
No novo estudo, Gupta explica que “os resultados confirmam que o trabalho anterior sobre a idade do universo ser de 26,7 milhões de anos nos permitiu descobrir que o universo não exige que a matéria escura exista”.
Gupta recorda que a cosmologia padrão descreve que a aceleração do universo é resultado da energia escura. Para os autores, o processo é diferente: “na verdade, [a aceleração da expansão] é causada pelo enfraquecimento das forças da natureza conforme se expande, não pela energia escura”, escreveram.
-
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-
"Há vários artigos que questionam a existência da matéria escura , mas o meu é o primeiro, até onde sei, que elimina sua existência cosmológica e, ao mesmo tempo, é consistente com as principais observações cosmológicas que tivemos tempo de confirmar", finaliza Gupta.
O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Astrophysical Journal .
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- LG lança ar-condicionado Bi-Split Frio capaz de resfriar dois ambientes
- WhatsApp fechando sozinho? Bug irrita usuários nesta quarta (20)
- Galaxy S22 pode receber Galaxy AI no fim das contas
- GTA 6 pode chegar já em fevereiro de 2025
- 🔥 CUPOM EXCLUSIVO | Galaxy S23 Ultra de 256 GB em preço imperdível
- WhatsApp poderá transcrever áudios no Android