O banimento do TikTok nos Estados Unidos está um passo mais perto de acontecer. Isso porque o senado do país norte-americano aprovou na noite da última terça-feira (23) um pacote de medidas no qual está incluída a determinação de que a ByteDance, dona da rede social, venda a sua operação para uma empresa dos EUA.
Com a aprovação da lei, o pacote agora vai à aprovação do presidente Joe Biden, que já indicou que deve sancionar a lei.
EUA x TikTok
A legislação aprovada ontem pelo senado dos EUA visa combater “inimigos estrangeiros” do país norte-americano e inclui, por exemplo, ajuda financeira para fins militares a Ucrânia, Israel e Taiwan.
-
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-
Incluir o possível banimento do TikTok nesse pacote foi uma jogada de deputados republicanos após uma lei anterior, aprovada em março , ter ficado parada no Senado. Com a mudança e a aprovação da nova medida no último fim de semana na Casa dos Representantes , o novo projeto já foi discutido e aprovado no Senado.
Os Estados Unidos acusam o TikTok de fornecer dados de usuários do país para o Partido Comunista Chinês e também de operar como um meio de “propaganda chinesa”. O imbróglio começou ainda na gestão de Donald Trump , em 2020, quando ele determinou o banimento de apps de origem chinesa como o TikTok e o WeChat .
Já na época a situação que se desenhava era semelhante à de agora: a ByteDance deveria vender sua operação no país norte-americano para não ser banida. Microsoft e Oracle chegaram a negociar uma possível compra da rede por lá, mas o negócio não andou.
Caso a lei seja sancionada por Joe Biden, a ByteDance precisará vender o TikTok nos EUA em até 12 meses ou o aplicativo será banido no país.
China é contra a venda
Em outros momentos, a China já se mostrou contrária à venda do TikTok e, por meio de um porta-voz, disse que banir o app é visto por Pequim como um ato de intimidação por parte de Washington.
"Apesar de os EUA nunca terem encontrado evidências de que o TikTok ameaça a segurança nacional do país, não param de perseguir o TikTok", comentou um representante do governo chinês à rede de notícias CNN em março deste ano. "[O banimento] vai respingar nos próprios EUA", completou.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Lua Cheia Rosa acontece nesta terça (23); saiba como ver
- Vimos de perto o Fusca chinês da GWM que rendeu briga com VW
- Sonda Voyager 1 volta a “conversar” com a NASA após falha
- Samsung oferece troca de tela para aparelhos com defeito da linha verde
- Qual iPhone usado vale a pena comprar em 2024?
- Max vai transmitir suas séries exclusivas na TV aberta