Novo iPad Air deve manter tela LCD comum da geração anterior
Renan da Silva Dores
Novo iPad Air deve manter tela LCD comum da geração anterior

Contrariando informações recentes que apontavam para a adoção de painéis Mini LED no iPad Air 6, novos rumores sugerem que o próximo tablet intermediário da Apple , cujo lançamento está previsto para maio, deve manter o display LCD comum da atual geração — a decisão teria o objetivo de manter os custos baixos e assim oferecer preços mais em conta aos usuários. No entanto, a tecnologia poderia voltar às lojas ainda neste ano, em um modelo inédito de iPad.

Fonte normalmente confiável de vazamentos, o analista e CEO da Display Supply Chain Consultants (DSCC), Ross Young , havia sugerido na semana passada que o iPad Air 6, próximo tablet intermediário da Apple, traria upgrades notáveis em tela ao adotar um painel com retroiluminação Mini LED.

Presente em algumas TVs premium e no iPad Pro com chip M2 de 12,9 polegadas , a tecnologia substitui as lâmpadas de LED tradicionais usadas nas telas LCD por opções muito menores (razão por trás do nome Mini LED), que possibilitam o controle de centenas de zonas de iluminação que se acendem e apagam individualmente. Com isso, a tela consegue ficar mais próxima do funcionamento de um display OLED, oferecendo brilho e contraste mais intensos, apesar de ainda haver certas limitações .

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-

A animação que a notícia poderia gerar durou pouco: Young publicou um relatório mais completo para inscritos no X (antigo Twitter ) sugerindo que essa possibilidade está descartada — o novo iPad Air deve continuar apostando no LCD tradicional, mesmo com a chegada de um modelo maior de 12,9 polegadas.

Conforme explica o analista, a decisão seria consequência do alto custo dos painéis Mini LED, situação curiosa quando consideramos que os relatos anteriores sugeriam que sobras do iPad Pro seriam usadas, o que em teoria poderia tornar esses custos menos pesados. Seja como for, a nova informação sinaliza que o iPad Air deste ano deve ter avanços tímidos, provavelmente focados no desempenho com a chegada do chip M2 e na estreia da opção de maior tamanho.

Dito isso, Ross Young indica que a gigante de Cupertino ainda não teria a intenção de abandonar a tecnologia avançada de tela. Ao que parece, um modelo inédito de iPad com display Mini LED de 12,9 polegadas seria apresentado no último trimestre de 2024 (entre outubro e dezembro).

Não se sabe exatamente se o aparelho em questão estrearia uma nova série de tablets, ou se seria vendido como uma variante das séries já existentes, enquanto as especificações do aparelho são desconhecidas, portanto pode ser uma boa ideia considerar essa informação com cautela.

Não falta muito agora para conhecermos a próxima geração do iPad Air — ao lado do aguardado iPad Pro com chip M3 e tela OLED, e da Apple Pencil 3 com pontas intercambiáveis , a novidade deve estrear no evento "Let Loose", marcado para 7 de maio .

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!