Android 15 vai permitir forçar modo escuro em qualquer app

Um código presente na versão Beta do Android 15 indica que o Google prepara um jeito de você forçar uso do modo escuro em qualquer aplicativo

Foto: Douglas Ciriaco
Android 15 vai permitir forçar modo escuro em qualquer app

Se você ainda se incomoda com apps que não têm modo escuro, a salvação está a caminho: códigos presentes na versão Beta do Android 15 indicam que uma opção no sistema vai forçar que todo aplicativo use o tema dark, mesmo que ele não tenha essa opção de forma nativa.

A novidade foi descoberta pelo jornalista Mishaal Rahman, famoso por antecipar funções do Android. Em texto publicado no site Android Authority, ele revela a existência de uma opção chamada “Make all apps dark” (“Deixar todos os apps com tema escuro”, em tradução livre), que traz a descrição “Aplica a aplicativos sem seu próprio tema escuro. Alguns apps podem apresentar problemas, como cores invertidas”.

Atualmente o Android já conta com uma opção semelhante, mas que não atinge de fato o visual de aplicativos que não contam com tema escuro. A novidade acaba por tornar o visual mais consistente e agradável aos olhos independente do app usado.

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-

A opção é semelhante a que alguns navegadores, como o Opera , possuem para forçar sites a adotarem modo escuro mesmo que os desenvolvedores da página não tenham habilitado tal recurso.

Desenvolvedores podem “travar” a mudança

Se um desenvolvedor não quer ninguém usando tema escuro no seu app, pode ativar uma espécie de trava para que o “Make all apps dark” não atue em seu programa.

A novidade ainda está em desenvolvimento e, apesar de ter sido encontrada nos códigos, não está funcional de fato. A aposta de Rahman é que ela dê as caras em alguma versão Beta futura do Android 15.

O Android 15 deve ser oficialmente apresentado durante o Google I/O 2024 , a partir de 14 de maio, e a chegada da versão estável está programada para o segundo semestre do ano.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech: