AMD comemora 55 anos em meio à evolução de IA
Felipe Vidal
AMD comemora 55 anos em meio à evolução de IA

No último dia 1º de maio, a AMD completou 55 anos de aniversário. Fundada em 1969 por Jeremiah Sanders e outros cofundadores, a Advanced Micro Devices começou no ramo dos processadores, mas foi em 2006 que ganhou mais notoriedade ao comprar a ATI e ingressar no mercado de placas de vídeo . Agora, o time liderado pela CEO Lisa Su busca sua expansão no mercado de IA.

Para comemorar o aniversário, o diretor de tecnologia da AMD, Mark Papermaster, publicou um texto especial no site da empresa. Papermaster detalha os avanços tecnológicos gerados nos últimos cinco anos na companhia vermelha. Além dos grandes triunfos em novas gerações de CPUs Ryzen, como os famosos Ryzen 3000 até os atuais Ryzen 7000 , a empresa retornou ao panteão das GPUs.

Em 2020, a divisão Radeon lançou as RX 6000, que trouxeram uma sobrevida a esse segmento e armaram a competição contra sua rival. Contudo, os novos avanços da AMD focam na inteligência artificial, apostando em NPUs (Unidades de Processamento Neural) integradas nos seus novos processadores para notebook.

-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube , todo dia tem vídeo novo para você!
-

Inclusive, parte da comemoração da AMD tem relação com IA. A empresa publicou uma retrospectiva com diversas fases e personagens importantes para sua história. O interessante é que todo material antigo foi colorido digitalmente com ajuda de inteligência artificial , usando um notebook com processador Ryzen e NPU integrada.

Segundo dados oficiais, desde 2019 a empresa contratou mais de 15.000 funcionários e realizou a aquisição da Xilinx . Os produtos da AMD também podem ser encontrados em segmentos como o de videogames, já que é a Advanced Micro Devices que projetou o processador do PlayStation 5 , Xbox Series X|S e portáteis como o ROG Ally .

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!