Você está na faixa dos 40 a 50 anos? Não é tarde demais para começar uma rotina de atividades físicas. Um artigo publicado na PLOS Medicine na última quinta-feira (2) mostra que os exercícios na meia-idade podem reverter anos de sedentarismo .
- Exercícios físicos reduzem risco de morte, segundo novo estudo
- Qual a frequência ideal de exercícios físicos na semana?
Os cientistas da Austrália acompanharam 11 mil mulheres dessa faixa etária que passaram a fazer pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, ao longo de 15 anos. Quem seguiu essa rotina de forma consistente apresentou melhores resultados de saúde física do que quem não a fez — mesmo que não praticasse exercícios regularmente antes da meia-idade.
Na verdade, entre as pessoas que já faziam exercícios antes e as que começaram na meia-idade, os resultados foram bem semelhantes, com uma diferença de apenas 3% na saúde.
-
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-
Exercícios na meia-idade
Por enquanto, os estudos foram conduzidos apenas com mulheres. Então os pesquisadores pretendem fazer pesquisas no futuro envolvendo os homens na meia-idade. Ainda assim, o pensamento é que os benefícios podem ser semelhantes com esse outro público também.
Só tem um porém: as mulheres que começaram a praticar exercícios físicos apenas aos 60 anos não observaram os mesmos benefícios do que aquelas que começaram aos 50 anos.
E vale dizer, ainda, que uma limitação do estudo é que foram as próprias participantes que preencheram questionários sobre suas atividades físicas.
Exercícios compensam sedentarismo
De modo geral, os exercícios encorajam a fazer exercícios — não importa quando, não importa quanto tempo: começar é melhor que simplesmente não fazer. Essa lógica se aplica à informação de que 2,2 mil passos por dia já reduzem efeitos do sedentarismo , por exemplo.
Se você trabalha sentado e passa cerca de 10 horas sentado, fazer cerca de 30 a 40 minutos por dia de uma atividade intensa já é suficiente para compensar esse tempo de sedentarismo .
A lição que tiramos com esse novo estudo da Austrália é que, ok, quanto antes você aderir a uma rotina de exercícios, melhor, mas não tem problema começar aos 40 ou 50 anos: ainda haverá benefícios.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- "Seios de Ozempic" são suposto novo efeito colateral do remédio
- Chang'e 6: China lança missão ao lado afastado da Lua
- Sul do Brasil enfrenta microexplosão atmosférica e fortes chuvas
- GWM terá nova geração do Haval H6 e mais elétricos puros no Brasil
- Dispositivo "sanguessuga" coleta sangue sem agulha
- Harry Potter | Daniel Radcliffe bate de frente com J.K. Rowling e critica autora