Madonna no Brasil | 7 álbuns para ouvir e se preparar para o show
Paulinha Alves
Madonna no Brasil | 7 álbuns para ouvir e se preparar para o show

Falta muito pouco para o show histórico de Madonna no Brasil. A Rainha do Pop, que se apresenta neste sábado (4) na praia de Copacabana, em frente ao histórico hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, fará o encerramento de sua turnê The Celebration Tour gratuitamente direto de terras tupiniquins, apresentando alguns dos mais importantes hits de sua carreira.

Parte das comemorações dos seus quarenta anos nos palcos, o show tem tudo para ser um dos momentos musicais mais importantes do país e, de longe, a passagem mais marcante da artista no Brasil, que já esteve por aqui durante a turnê The Girlie Show , em 1993, na Sticky and Sweet Tour , de 2008 e na MDNA em 2012.

Embora ainda não se saiba qual será o setlist oficial do espetáculo, já que as músicas da turnê variaram ao longo das apresentações, já é esperado que algumas de suas canções mais icônicas apareçam na performance. Afinal, são 14 álbuns lançados e dezenas de músicas que marcaram época.

-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube , todo dia tem vídeo novo para você!
-

Sempre polêmica, Madonna lançou hits com letras poderosas e contestadoras, que criticavam a política, a religião e o próprio american way of life. Em sua carreira, repleta de performances sensuais e provocativas, a artista lançou algumas das músicas mais famosas e atemporais do pop como Vogue , Like a Virgin e Like a Prayer .

Para conhecer mais do trabalho da Rainha do Pop e se aquecer para este show inesquecível, o Canaltech montou uma lista com 7 álbuns da cantora para você ouvir e já entrar no clima da apresentação. Representando momentos diferentes de sua carreira, eles estão listados pelo seu ano de lançamento.

7. Like a Virgin

Segundo álbum de estúdio de Madonna, Like a Virgin é um LP lançado em 1984, que consolidou de vez a artista na indústria musical. Com um visual icônico, reproduzido não apenas no encarte do álbum, mas também nas apresentações da cantora — em que chegou a se vestir como uma noiva sensual — o disco ditou tendências de moda e foi responsável por algumas de suas primeiras polêmicas.

Marcado pelo dance-pop da década de 80 e com influências da new wave, o trabalho falava muito sobre amor, sexo e materialismo e ficou especialmente marcado pela faixa homônima, Like a Virgin , além dos singles Material Girl e Angels . Durante a reedição do álbum para fora da América do Norte, a canção Into The Groove , feita para o filme Procura-se Susan Desesperadamente , também se tornou bastante famosa.

6. Like A Prayer

Lançado em 1989, após uma conturbada fase da vida de Madonna, em que a cantora terminou seu relacionamento com Sean Penn, perdeu a mãe e foi duramente criticada por suas atuações no cinema, Like A Prayer serviu como uma descarga emocional no trabalho da artista. Quarto álbum de estúdio da compositora, ele é considerado por muitos o seu projeto mais atemporal, em que conseguiu abordar questões mais adultas e profundas.

Essencialmente pop, mas com elementos de dance, soul e rock, o álbum, inclusive, foi o primeiro em que Madonna se debruçou sobre questões religiosas, chegando a ser excomungada da Igreja Católica por suas provocações — ela repetiria esse “feito” por ainda mais duas vezes. Além da faixa título Like A Prayer , o álbum conta ainda com canções icônicas como Express Yourself , Cherish , Oh Father e Keep It Together .

5. Erotica

Um dos mais provocativos trabalhos de Madonna, Erotica é o seu quinto álbum de estúdio, lançado ao mesmo tempo em que o seu livro Sex , com fotos eróticas da artista, chegava às livrarias. Focado em letras que falavam sobre prazer, mas também em questões espinhosas como a AIDS, o masoquismo e a homofobia, o disco chamou atenção e foi considerado pela crítica um dos projetos mais ousados da cantora.

Com elementos de techno e hip-hop e apresentações que quase sempre giravam em torno da estética dominatrix, Erotica chegou a posição número 2 da Billboard 200 em 1992. Além da música título, que ganhou um dos clipes mais inesquecíveis da carreira de Madonna, os títulos Fever , Deeper and Deeper e Bad Girl também tocaram incessantemente nas rádios.

4. Ray of Light

Sétimo álbum de estúdio de Madonna e primeiro a ser lançado após o nascimento de sua filha, Lourdes Maria, Ray of Light é um disco de 1998 que sintetiza o pop dos anos 90, embebido pela música eletrônica da época. Focado em questões mais introspectivas e espirituais da vida da cantora, que havia se convertido para a Cabala, ele foi a prova de que Madonna podia se reinventar, conquistando outras gerações de fãs.

Vencedor de quatro Grammys, Ray of Light vendeu nada menos do que dezesseis milhões de unidades e transformou sua faixa título em uma das músicas mais incessantemente tocadas naquele ano na MTV. Além disso, as canções Frozen , Nothing Really Matters e Drowned World / Substitute For Love foram muito aclamadas pelo público.

3. Music

Indo por um caminho pop diferente, Music , oitavo álbum lançado por Madonna, trouxe a tona elementos de country e folk em sua sonoridade e visual — não à toa, a compositora parece como uma cowgirl na capa do disco e no clipe de Don't Tell Me . Além disso, ele também contou com influências da música eletrônica, sendo um dos álbuns mais dançantes da carreira da artista.

Lançado em 2020, Music fala muita sobre amor, festas e comemorações, temas que conquistaram o público e fizeram o álbum estrear em primeiro lugar na Billboard 200. Além da faixa título, que dominou as paradas em 25 países, o disco estourou também com a já mencionada Don't Tell Me , What It Feels Like for a Girl e Impressionante Instant .

2. Confessions on a Dance Floor

Acredite ou não, até a Madonna já teve a sua fase disco. Confessions on a Dance Floor , décimo álbum da cantora, lançado em 2005, é um disco que explora gêneros como o dance, o club e o electropop. Um dos mais bem-sucedidos de sua carreira, tendo sido o sexto mais vendido naquele ano, ele é cheio de referências a grandes outros artistas dos anos 1970 e 1980.

Bastante diferente de um álbum comum, ele é estruturado como se fosse o setlist de um DJ, não tendo paradas entre as músicas. A estranheza, no entanto, deu muito certo e além de Hung Up , que se tornou um sucesso absoluto, Confessions on a Dance Floor ainda emplacou hits como Sorry , Get Together e Jump .

1. Madame X

Último álbum de estúdio lançado por Madonna, Madame X de 2019 é um projeto da artista que conta com participações especiais de inúmeros cantores, incluindo a brasileira Anitta, o colombiano Maluma e o DJ e produtor norte-americano Diplo. Influenciado pelo trap e pela música latina, o álbum é um projeto muito diferente da cantora, que apostou ainda em uma turnê bastante teatral.

Aclamado pela crítica internacional, especialmente por contar com músicas em inglês, espanhol e português, Madame X fala muito sobre liberdade de expressão e temas políticas como controle de armas e direitos LGBT. Além da canção Medellín com Maluma, o grande hit do disco, ele também fez sucesso com músicas como Crave , feita em parceria com o rapper Swae Lee e Faz Gostoso com Anitta.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!