Menu Iniciar do Windows 11 terá painel de widgets, indica vazamento
André Lourenti Magalhães
Menu Iniciar do Windows 11 terá painel de widgets, indica vazamento

O menu Iniciar do Windows 11 pode ser complementado com a presença de widgets numa atualização futura. Informações encontradas na build 26212 do sistema operacional no canal Canary indicam a chegada do recurso entre as opções de personalização dos PCs.

A novidade foi compartilhada pelo perfil @thebookisclosed no X (antigo Twitter ) e consiste no seguinte: um painel lateral flutuante no menu Iniciar que seria preenchido com widgets de temperatura, resultados financeiros e outras opções do sistema. Além disso, o usuário poderia escolher em qual lado a barra ficaria posicionada.

A Microsoft não mencionou o recurso nas notas da atualização, o que pode ser um sinal de ferramenta ainda em desenvolvimento. Ainda não é possível apurar se a função também teria suporte aos componentes de aplicativos de terceiros nem se o painel tradiciona de widgets do sistema seria aposentado.

-
CT no Flipboard : você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

Maior personalização no Windows 11

De acordo com as imagens publicadas pela conta, os widgets são parecidos com os que ficam presentes na barra de tarefas — não são opções muito interativas, mas trazem alguns dados interessantes no dia a dia.

A novidade seria bem-vinda pela comunidade que espera por mais opções de customização no sistema operacional: os widgets já apareceram no Windows 7, mas perderam espaço nas versões seguintes. Enquanto isso, o rival macOS se destaca por trazer uma barra lateral personalizável, e a Microsoft poderia se inspirar na interface.

Recentemente, a Microsoft foi alvo de polêmica ao inserir anúncios no menu Iniciar , mas existe um truque para desativar a opção nas configurações.

Ainda em desenvolvimento

Quem quer experimentar o recurso no Windows ainda precisa esperar um pouco: a ferramenta sequer está em testes no canal Canary e precisou ser ativada manualmente pelo perfil que publicou as imagens. Logo, ainda é necessário aguardar a distribuição para os inscritos no programa Windows Insider antes de ver os widgets na versão final.

Ainda não há nenhuma confirmação, mas o ajuste visual poderia ser uma das novidades do Windows 11 24H2, a grande atualização anual do sistema da Microsoft, com lançamento previsto para o segundo semestre.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!