Bichos mortos e mau cheiro tomam Porto Alegre após enchente
Nathan Vieira
Bichos mortos e mau cheiro tomam Porto Alegre após enchente

"Cheiro de morte". Essa tem sido a principal queixa dos moradores de Porto Alegre. Por conta da enchente, a capital do RS enfrenta o aparecimento de ratos e baratas , e agora está submersa não apenas nas águas, mas também no mau cheiro, com direito ao surgimento de peixes e outros bichos mortos.

A exposição à água contaminada pelos bichos mortos e por pragas como ratos e baratas desperta a preocupação de profissionais da área da saúde, já que aumenta o risco de leptospirose e outras doenças .

"Essa água acaba atingindo locais onde vivem animais que habitam os subterrâneos, como baratas, ratos", aponta Guilherme Furtado, infectologista do Hcor.

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

Por isso esses animais aparecem nessas condições. Basicamente, os ratos e as baratas estão buscando um lugar para se abrigar.

"As baratas podem causar vários tipos de infecções, tanto bacterianas quanto virais, principalmente. Quando a água chega, traz a contaminação desses insetos", alerta.

Bichos mortos e mau cheiro pós enchente

Os relatos que se propagam nas redes sociais são semelhantes: bichos mortos, principalmente peixes. O mau odor tem sido uma das principais queixas dos moradores.

Nas redes sociais, os registros compartilhados mostram peixes nas principais avenidas da cidade.

"É impressionante ver até onde a água chegou no meu prédio, as plantas morrendo, peixe boiando, o cheiro forte dessa água podre. Bizarro tudo isso que está acontecendo", diz um internauta, ao compartilhar registros em que é possível ver os peixes mortos boiando na água da enchente:

"Dá desespero de ver Porto Alegre. Ruas vazias, polícias com carros e bancos, ruas alagadas, lixos e destroços pelas ruas, cheiro de peixe fortíssimo. Que tristeza ver a cidade assim", escreve outra usuária do Twitter .

Com esse cenário perigoso à saúde, a população de Porto Alegre precisa se proteger para evitar ao máximo o contato com a água contaminada.

Animais na enchente

Furtado menciona que esses animais de esgoto podem passar infecções virais e bacterianas.

"As baratas transitam por muitos locais. Andam por lugares onde há comida contaminada, restos de feiras, restos alimentares que ficam na rua e acabam indo para essa área de esgoto, e há contaminação desses insetos por bactérias como Salmonella e Shigella , que causam gastroenterites importantes", completa o especialista.

O infectologista também alerta para doenças virais como hepatite A, transmitida pela contaminação de água.

Já os ratos podem transmitir leptospirose , doença que "provoca basicamente quadros febris e quadros também de envolvimento hepático. Pode causar uma inflamação grande do fígado".

A proteção para quem enfrenta a água contaminada da enchente de Porto Alegre envolve utilizar roupas que cubram a maior parte possível do corpo, e principalmente botas, "para evitar a entrada por microlesões de pele, tanto de bactérias quanto de vírus".

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!