Como eram os primeiros emojis na década de 1980
Guilherme Haas
Como eram os primeiros emojis na década de 1980

Nos dias de hoje, os emojis são parte essencial da comunicação digital, mas suas origens remontam a aparelhos muito mais antigos do que muitos imaginam. Antes mesmo da popularização da internet e dos celulares, dispositivos de assistência pessoal (PDA) foram os primeiros a apresentar essas representações visuais ainda na década de 1980. Em especial, o modelo Sharp PA-8500, lançado em outubro de 1988, contava com um conjunto precursor de emojis.

Oficialmente, o lançamento do celular SkyWalker DP-211SW pela SoftBank, então conhecida como J-Phone, em 1º de novembro de 1997, é considerado o marco inicial da primeira coleção de emojis conhecida no mundo.

Os primeiros emojis

O conjunto de figuras do PA-8500 é um dos primeiros de que se tem registro e precede os emojis lançados com o SkyWalker DP-211SW por mais de nove anos. As versões precursores eram maiores em tamanho (16x16 pixels) comparados aos 12x12 pixels dos modelos subsequentes, além de possuir uma quantidade menor de designs.

-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-

Apesar dessas diferenças, os conceitos visuais dos emojis do PA-8500 serviram de base para os conjuntos que apareceriam em aparelhos posteriores da Sharp, como o Zaurus PI-4000 lançado em 1994. Além dos PDAs, esses emojis também são encontrados em outros dispositivos da Sharp dos anos 1990, como os processadores de texto japoneses, muitas vezes chamados de "wapro".

A existência de emojis em dispositivos "wapro" já era conhecida há algum tempo, sendo mencionada por autores e pesquisadores, como Matt Alt em 2016 e Christoph Päper em 2017. No entanto, foi o trabalho de Matt Sephton que trouxe à tona essas representações mais antigas ao descobrir os conjuntos de emojis em PDAs da Sharp das décadas de 1980 e 1990.

Sephton compartilhou a descoberta através de uma publicação na rede social X (o antigo Twitter ) em janeiro de 2024 em que mostra também os emojis “rudimentares” em um Sharp Zaurus PI-4000:

Curiosamente, os precursores dos emojis encontrados nos dispositivos da Sharp também precederam os pagers Pocket Bell produzidos pela NTT DoCoMo em 1995. Esses pagers ganharam popularidade devido à capacidade de enviar um ícone de coração pixelado — recurso citado como uma inspiração direta para a criação “oficial” dos emojis dois anos mais tarde.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!