Locomotion | O canal que criou uma geração de otakus
André Mello
Locomotion | O canal que criou uma geração de otakus

Hoje em dia, é muito fácil ter acesso a um novo anime. Serviços de streaming como Netflix , Prime Video e Max já investem no licenciamento de animações, mas serviços como a Crunchyroll, exclusivos para os fãs de animações japonesas, facilitam demais a forma como assistimos essas produções hoje em dia.

Porém, basta se recordar que há alguns anos, muitos animes só estavam disponíveis em versões com resoluções horríveis, em arquivos RMVB e legendados com a ajuda de, em alguns casos, dezenas de voluntários. Talvez por conta disso, um canal como o Locomotion é lembrado com certo saudosismo por fãs que, pela primeira vez, tiveram um espaço exclusivamente dedicado para seus animes e produções para o público jovem e adultos.

O começo da loucura

Fundado em novembro de 1996 pela Hearst Corporation, o Locomotion foi um canal voltado para o público da América Latina, focado em animações clássicas, visando alcançar toda a família. O canal era distribuído na região pela DirecTV, empresa de TV por assinatura via satélite, que tinha exclusividade em sua transmissão por vários anos.

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Mesmo com essa limitação, o Locomotion foi ganhando forma poucos meses após o seu lançamento, deixando de lado as animações para toda a família e apostando em produções para o chamado "público jovem alternativo". Com essa ideia, um investimento foi feito para licenciar para a região animações de todo o mundo que tivessem um apelo mais adulto.

Foi em 1997 que o Locomotion começou a exibir mais animações japonesas, chamando atenção de um público que tinha o desejo de acompanhar mais animes, mas que ficava preso nas produções exibidas na TV aberta, como Dragon Ball , Sailor Moon e Cavaleiros do Zodíaco .

Ao final daquele ano, o canal já tinha se firmado na América Latina, mas ganhou versões para Portugal e Espanha, expandindo o seu número de assinantes e trazendo cada vez mais animações e programas para a sua grade.

O lugar para assistir animes na TV

Não demorou muito para que o Locomotion se tornasse o tipo de canal que todo fã de cultura pop queria ter em sua casa. Na época, a DirecTV era uma TV por assinatura mais cara que boa parte das outras alternativas, o que tornava o acesso ao canal mais restrito e, ao mesmo tento, ainda mais desejado.

Enquanto programas na TV aberta como o Band Kids ainda não existiam, o Locomotion se tornou o lugar para se assistir animes, a não ser que você tivesse acesso aos VHS vendidos em lojas do Bairro da Liberdade, em São Paulo.

Duas grandes estreias do Locomotion certamente foram Cowboy Bebop e Neon Genesis Evangelion . Boa parte das animações exibidas no canal traziam legendas e dublagem em português, o que apenas facilitava mais a vida de todos os seus espectadores.

Confesso que meu primeiro contato com essas animações foi através do Locomotion, ficando maravilhado com os episódios de Cowboy Bebop e tendo gravado na memória o comercial que anunciava a chegada de Evangelion à grade do canal.

Ao longo dos anos, dezenas de produções japonesas foram exibidas no Locomotion, que também transmitia seriados de animação de outros países. Ficam como destaque temporadas de South Park , que eram exibidas na MTV com legendas, mas chegavam ao canal por assinatura com dublagem, e The Maxx , baseada nos quadrinhos da Image Comics.

Confira algumas das produções exibidas no Locomotion:

  • Aeon Flux
  • Ah My Goddess
  • Agent Aika
  • Blue Seed
  • Bubblegum Crisis Tokyo 2040
  • Candidate for Goddess
  • Cyber Theam in Akihabara
  • Cowboy Bebop
  • Dr. Katz, Professional Therapist
  • Lupin III
  • Neon Genesis Evangelion
  • Ren and Stimpy
  • Saber Marionette J
  • Serial Experiments Lain
  • Soul Hunter
  • South Park
  • The Critic
  • The Maxx

O canal ainda exibia minisséries durante os comerciais, tinha um bloco para curtas metragens e ainda passava filmes de animação, os chamados OVAs, como Gunsmith Cats , Power Dolls e City Hunter , além de blocos temáticos, com nomes como 80's TV, Locotomia, Anime Loving e Retromotion.

O fim da loucura em movimento

Após o fim da exclusividade da DirecTV, o Locomotion começou a aparecer como opção para outras TVs por assinatura, como a TVA. O aumento na popularidade de animes na TV brasileira no começo dos anos 2000, com o sucesso de animações como Dragon Ball Z e Pokémon , trouxe um novo interesse por parte de empresas em trazer mais produções para o público nacional.

Em janeiro de 2005, o Locomotion foi adquirido pela Sony Pictures Entertainment, que começou a transformar o canal ainda mais voltado para o público otaku, deixando de exibir produções que não eram anime. Só que isso não saiu muito do papel, pois no dia 31 de julho de 2005, o Locomotion deixou de existir.

No seu lugar, entrou o Animax, que não trouxe todas as produções que eram exibidas no canal anterior. Várias de suas séries mais adultas sumiram da sua grade de exibição, enquanto outras acabaram migrando para outros canais, como South Park , que foi para o VH1 e depois Comedy Central.

O Animax se tornou o primeiro canal televisivo dedicado a exibir animes 24 horas por dia na América Latina. Durante seis anos, a Sony Pictures Entertainment, GONZO e Aniplex trouxeram animações japonesas para os seus assinantes, mas aquela aura do Locomotion já havia se perdido.

A partir de 2008, o Animax passou a exibir seriados, atrações musicais e até mesmo reality shows, sendo descontinuado em 2011, se transformando em Sony Spin. Atualmente, a empresa continua no mercado de animes, após ter comprado a Crunchyroll, o maior serviço de streaming focado em animações japonesas.

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