Instagram testa anúncios que não podem ser pulados

Instagram apresenta “intervalo comercial” no feed com anúncios de visualização obrigatória por alguns segundos

Instagram testa anúncios que não podem ser pulados
Foto: Bruno De Blasi
Instagram testa anúncios que não podem ser pulados

O Instagram implementou um mecanismo que obriga a exibição de anúncios por alguns segundos antes de ver outras publicações. Conhecido como “ad break”, o recurso foi reportado por algumas pessoas nos últimos dias depois de rolarem pela linha do tempo da rede social de fotos e vídeos da Meta .

“Intervalo comercial” no Instagram

As queixas surgiram tanto no X (ex- Twitter ) quanto no Reddit. Em comum, os relatos apontam que, ao rolar pelo feed, um anúncio aparece na tela com uma pequena notificação flutuante, escrito “Intervalo comercial” (em tradução livre) e um contador que pode ser de três ou cinco segundos.

Durante a contagem regressiva, as pessoas são impedidas de pular o anúncio, assim como acontece com a publicidade inicial ao assistir um vídeo do YouTube sem o Premium. Só após a conclusão do tempo estipulado que o Instagram permite a passagem para a publicação seguinte.

-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-

Pelo X, o entusiasta de tecnologia e fotógrafo Dan Levy chegou a compartilhar a captura de tela da descrição do “ad break”. Segundo a Meta, “os intervalos comerciais são uma nova maneira de ver anúncios no Instagram. Às vezes, você pode precisar visualizar um anúncio antes de continuar navegando.”

Contudo, ainda não está claro como o recurso está sendo implementado. Em testes realizados pelo Canaltech nesta segunda-feira (3), não foi possível acessar os intervalos comerciais na rede social. Da mesma forma, a maioria dos relatos mostra o aplicativo configurado em inglês, sugerindo que seria um experimento com foco em outros países.

Também não há informações sobre uma configuração para desativar o intervalo comercial no app, mesmo que com a contratação de um pacote como acontece com o YouTube Premium.

Nós entramos em contato com a Meta para obter mais informações sobre a mudança e o texto será atualizado em caso de resposta.

Intervalo comercial causa incômodo

Mesmo assim, já há pessoas incomodadas com a novidade. Pelo Reddit, uma pessoa chegou a comentar que essa seria “a gota d’água”. “Eu já aguentava a infinidade de anúncios espalhados por todo o aplicativo, mas impossível de pular? Sai fora”, disse o dono do perfil notthatogwiththename.

No mesmo tópico, outras pessoas ressaltaram o incômodo. “Os intervalos comerciais me irritam. Acabei de fechar o aplicativo instantaneamente depois de ver um e tratá-lo como um sinal para parar de rolar [o feed]”, disse HTM.

“Ad Break” ie. unskippable ads now on Instagram
by u/notthatogwiththename in Instagram

“Uau, acabei de ter meu primeiro também e estou encantado. Não estou surpreso, mas estou porque é uma maneira muito ruim de controlar o usuário e forçar um anúncio. Isso vai irritar muita gente”, relatou Forest-Automatic.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech: