NASA traz novidades sobre status do telescópio Hubble nesta terça (4)
Danielle Cassita
NASA traz novidades sobre status do telescópio Hubble nesta terça (4)

A NASA vai realizar uma conferência nesta terça (4) para apresentar novidades sobre a situação do telescópio espacial Hubble . O evento está previsto para acontecer às 17h no horário de Brasília, e vai ser transmitido no site da agência espacial.

Entre os participantes da conferência, está Mark Clampin, diretor da Divisão de Astrofísica na NASA. Ele vai estar junto de Patrick Crouse, gerente de projeto do telescópio Hubble.

O evento vem após o observatório sofrer outra falha em um dos seus giroscópios. O ocorrido fez com que o telescópio entrasse no modo de segurança em 24 de maio, suspendendo suas operações científicas temporariamente.

-
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-

Os giroscópios fazem parte do sistema que determina e controla com precisão a direção para a qual o Hubble está apontado. Apesar da falha, a NASA destacou que o telescópio segue em bom estado.

Na ocasião, a agência espacial havia divulgado que mais informações seriam fornecidas no início de junho. Assim, Clampin e Crouse devem trazer atualizações sobre a situação do telescópio após a falha.

Lançado em 1990, o Hubble já soma mais de três décadas de observações e descobertas sobre o universo. Vale lembrar que esta não é a primeira falha ocorrida nos giroscópio do observatório — em abril, por exemplo, levou seis dias para o telescópio voltar às atividades após um problema semelhante .

E não pense que o ocorrido significa o fim da missão: em comunicado, “a NASA antecipa que o Hubble vai continuar fazendo descobertas ao longo desta década e possivelmente, da próxima, trabalhando junto de outros observatórios, como o James Webb ”.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!