Brasil envia 4 vezes mais áudios do que outros países, diz Zuckerberg

As pessoas no Brasil “enviam quatro vezes mais mensagens de voz no WhatsApp do que em qualquer outro país”, disse CEO da Meta

WhatsApp | Brasil envia 4 vezes mais áudio do que outros países, diz Zuckerberg
Foto: Bruno De Blasi
WhatsApp | Brasil envia 4 vezes mais áudio do que outros países, diz Zuckerberg

O brasileiro realmente adora enviar áudio pelo WhatsApp . Segundo o CEO Mark Zuckerberg nesta quinta-feira (6), as pessoas no Brasil enviam quatro vezes mais mensagens de voz no mensageiro do que o público de qualquer outro país.

A fala ocorreu durante a conferência Conversations, que ocorreu em São Paulo (SP) e contou com a participação remota do CEO e fundador da Meta . Durante a sua apresentação, Zuckerberg mostrou a importância do Brasil para o mensageiro e anunciou novos recursos, como o Meta Verified para o WhatsApp Business .

Brasileiro gosta de mandar áudio no WhatsApp

O discurso de Zuckeberg joga mais uma luz sobre o peso do WhatsApp no Brasil. De acordo com o executivo, o país “abraçou o poder da mensageira” para se expressar e fazer negócios. Não à toa, nas palavras dele, os brasileiros estão entre as pessoas mais ativas no mundo no app.

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-

“As pessoas no Brasil enviam mais adesivos, participam mais em pesquisas e enviam quatro vezes mais mensagens de voz no WhatsApp do que em qualquer outro país”, informou o fundador da Meta.

A fala repete a declaração do chefe do WhatsApp, Will Cathcart, em uma entrevista realizada em 2023. Na época, o executivo também disse que o Brasil é o país que mais manda áudio pela plataforma, citando o mesmo dado.

“De longe, o Brasil é o país que mais envia mensagens de áudio no mundo, quatro vezes mais do que qualquer outro”, disse Cathcart. “O Brasil, por causa da intensidade do uso do WhatsApp, é fundamental [para a Meta].”

Confiança no WhatsApp Business

Ainda durante o evento, outros executivos da Meta compartilharam dados sobre a importância do serviço de mensageria para a empresa. Segundo a vice-presidente de mensagens para empresas da Meta, Nikila Srinivasan, 200 milhões de usuários em todo o mundo confiam no WhatsApp Business.

Outros dados foram divulgados durante o evento. A vice-presidente da Meta para a América Latina, Maren Lau, informou que nove em cada dez pessoas no Brasil têm um aplicativo de mensagem instantânea no celular. Além disso, 82% dos brasileiros querem conversar com empresas nessas plataformas.

Lau também ressalta que 600 milhões de conversas entre pessoas e empresas acontecem todos os dias no WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger.

App em destaque no Brasil

A fala de Zuckerberg dá mais um indício da popularidade do serviço no Brasil. Segundo a pesquisa Mensageria no Brasil, de março de 2024, produzida pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box, a maioria quase que absoluta dos brasileiros tem o WhatsApp instalado no celular. Veja a base de smartphones com mensageiros instalados:

  • WhatsApp: 98%;
  • Instagram: 88%;
  • Facebook Messenger: 69%;
  • Telegram : 63%;
  • Signal: 13%.

Além disso, 94% dos entrevistados informaram que usam o WhatsApp todo dia. Marca que supera significativamente o Telegram, já que três em cada quatro participantes informaram que utilizam o app rival com a mesma frequência.

A pesquisa ainda mostra que 79% dos respondentes se comunicaram com marcas pelo mensageiro da Meta, especialmente para tirar dúvidas ou pedir informações, receber suporte técnico e comprar produtos ou serviços.

Para o levantamento, o site Mobile Time e a empresa de pesquisas Opinion Box entrevistaram 2.112 brasileiros com mais de 16 anos de idade entre 10 e 23 de janeiro de 2024. “Esta pesquisa tem validade estatística, com margem de erro de 2,1 pontos percentuais e grau de confiança de 95%”, ressaltam os autores do estudo.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech: