Novas CPUs AMD Ryzen 9000X3D e placas X870E chegam em setembro
Daniel Trefilio
Novas CPUs AMD Ryzen 9000X3D e placas X870E chegam em setembro

A AMD confirmou que os novos processadores AMD Ryzen 9000 mainstream serão lançados oficialmente em julho , inicialmente sem novo chipset de placas-mãe. Isso porque, ao que tudo indica, as novas placas X870E chegam 2 meses depois , acompanhando as CPUs Ryzen 9 9950X3D e 990X3D, topo de linha para gamers e entusiastas.

Segundo o portal Club386, algumas fabricantes parceiras mencionaram durante a Computex 2024 que não há necessidade de trazer os chipsets X870E logo no lançamento dos Ryzen 9000, em julho. As marcas ainda complementaram que as novas placas-mãe só fazem sentido de fato para as CPUs entusiasta Ryzen 9000X3D, sugerindo um lançamento em setembro.

A boa notícia é que o novo lineup da AMD já irá contar com produtos mainstream e entusiasta ainda em 2024, e os gamers mais exigentes vão precisar esperar menos do que na geração anterior para um upgrade de respeito.

-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-

Mais memória cache

Para usuários comuns, de fato não faz muito sentido ser early adopter dos novos chipsets X800 para soquete AM5, sendo que já existem modelos de placas-mãe X690 extremamente completas com as tecnologias mais modernas. Contudo, a linha de processadores X3D da AMD se diferencia das CPUs tradicionais pelo maior volume de memória 3D V-cache , com tecnologia de empilhamento 3D .

Isso significa que a CPU consegue alocar instruções mais complexas por ciclo computacional, conseguindo tirar mais desempenho em algumas tarefas mais exigentes . Em compensação, isso também exige que as pistas de comunicação da CPU com o restante do sistema sejam melhores, com larguras de banda maiores , potencialmente o maior diferencial das placas X870E.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!