NVIDIA domina 98% do mercado de GPUs para servidores
Daniel Trefilio
NVIDIA domina 98% do mercado de GPUs para servidores

A NVIDIA encerrou o ano fiscal de 2023 com lucros recordes , majoritariamente graças ao mercado de servidores de Inteligência Artificial. Um estudo da empresa de analistas em tecnologia , TechInsights, publicado nesta semana aponta que a companhia liderada por Jensen Huang vendeu aproximadamente 3,76 milhões de GPUs de IA para servidores apenas em 2023, assegurando 98% de representação de mercado .

O resultado impressiona, mas não surpreende, uma vez que a empresa já investe ativamente em tecnologias de IA desde 2012 e vendeu o primeiro servidor DGX, especializado para essas tarefas, em 2016 para a OpenAI, servindo de base para o ChatGPT .

A entrada de novos players como AMD e Intel , com os aceleradores MI300X e Gaudi 2 e 3, pode, sim, desinflar um pouco os números atuais, mas principalmente no segmento de novos clientes incorporando IA a seus serviços. Tanto pela arquitetura CUDA quanto pelo poder computacional, a base instalada atual da NVIDIA deve continuar a crescer em ritmo acelerado .

-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube , todo dia tem vídeo novo para você!
-

Domínio do mercado de servidores de IA

Isso porque, muitos dos clientes que começaram a investir em Inteligência Artificial mais cedo já estão saturando as capacidades dos servidores atuais. Mesmo com as Intel Gaudi oferecendo ganhos de desempenho a custos de implantação mais baixo , elas trabalham em ecossistema x86 , bem diferente do CUDA dos aceleradores NVIDIA.

Ou seja, por mais que financeiramente as soluções Intel tenham uma melhor relação entre preço e desempenho , uma migração exigiria trocar toda a infraestrutura, ou dividir inicialmente os investimentos em P&D entre x86 e CUDA para uma migração a longo prazo.

Sendo assim, o mais provável é que os atuais clientes NVIDIA optem por realizar upgrades em escala utilizando as Blackwell GB200 NVL2, com unidades individuais das novas GPUs, ou racks NVL72 inteiros conforme a demanda.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!