Capitão América reforça sua verdadeira missão em um universo sem os EUA
Claudio Yuge
Capitão América reforça sua verdadeira missão em um universo sem os EUA

Embora sempre carregue os ideais da “América que deu certo”, o Capitão América há muito tempo já não representa apenas o patriotismo e os objetivos geopolíticos dos Estados Unidos nos quadrinhos. Muita gente ainda associa o Sentinela da Liberdade ao ufanismo de seu povo, mas o que isso significa em uma realidade em que o país dos ianques simplesmente não existe mais? É isso o que vemos acontecer no novo Universo Ultimate, em uma trama que reforça sua verdadeira missão.

Atenção para spoilers de The Ultimates (2024) #1!

Para os que andam por fora sobre o que vem acontecendo com a nova linha Ultimate, a Marvel Comics decidiu trazer de volta uma Terra alternativa com versões mais extremas, sombrias e realistas de seus personagens — assim como havia proposto no Universo Ultimate anterior, a Terra-1610, de onde veio Miles Morales.

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

Desde que a Terra-1610 pereceu nas Guerras Secretas de 2015 , o Criador, uma versão maligna de Reed Richards, vinha arquitetando reformulação de uma Terra paralela em que ele pudesse manipular os eventos e dominar o mundo de acordo com suas vontades.

Assim, no ano passado, a Marvel Comics trouxe de volta o Universo Ultimate, desta vez em um mundo “sem heróis”, a Terra-6160: o Criador escapou da Terra-616, a tradicional, e interferiu nos eventos que deram origem aos defensores que conhecemos. Assim, Peter Parker , por exemplo, nunca foi picado por uma aranha radioativa quando adolescente.

O mundo da Terra-6160, portanto, não possui a mesma divisão geopolítica que conhecemos, muito menos o mesmo mapa. A divisão de cada território se deu de acordo com os membros de um conselho secreto de supervilões. Esse grupo fabrica conflitos e manipula as narrativas de acontecimentos históricos para manter a humanidade em um estado “dócil”.

E é nesse contexto que os heróis começam a ressurgir, em um esforço liderado pelo Homem de Ferro Howard Stark formando os Vingadores com o seu filho, o Rapaz de Ferro, Tony Stark , e outras figuras conhecidas em versões que têm histórias de origem completamente diferentes .

Capitão América sem América

Depois que Stark consegue reunir vários heróis e recuperar o Capitão América do gelo antes que o Criador pudesse interferir no destino de Steve Rogers , os Supremos (ou Ultimates) desse novo Universo Ultimate começa a operar. E é aí que vemos o Sentinela da Liberdade ganhar um significado diferente, já que os Estados Unidos não existem mais nessa realidade.

Em The Ultimates #1 , lançado recentemente, Steve Rogers acorda em um mundo contemporâneo chocantemente diferente, e, claro, sua primeira reação é atacar. O Capitão América é contido por Tony Stark, o Rapaz de Ferro, e por Doutor Destino, o Reed Richards dessa realidade — lembrando que o Criador, o Reed do Universo Ultimate anterior, é o vilão O Criador.

É nesta sequência inicial que Rogers é informado sobre a dissolução dos Estados Unidos em 1969, a partir da decisão do conselho secreto de supervilões do Criador, que governa a todos pela força e coerção. E aí vemos o Capitão América reforçar sua verdadeira missão, algo que a Marvel Comics vem atualizando desde os anos 1990.

Já escrevi uma matéria detalhada sobre isso , então é recomendável lê-la também, contudo, o resumo é que, editorialmente, o Capitão América, embora ainda carregue os “ideais da América”, vem lutando há décadas pela liberdade. Isso é visível em todas as suas fases mais recentes e até mesmo no Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês), em que ele acaba lutando contra o governo em todos os filmes.

Assim, nesse novo Universo Ultimate, a Casa das Ideias reforça a missão do Capitão América, que, não importa em que realidade, o herói sempre vai lutar pela liberdade — mesmo em uma Terra em que os Estados Unidos, ou as Américas, nem mesmo existam mais.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!