O ano de 2024 não vai ser muito memorável para o PlayStation 5 . Embora o console esteja indo bem em vendas, a própria Sony já antecipou os fãs dizendo que não haveria grandes lançamentos para o sistema neste ano — e agora finalmente sabemos o porquê. A culpa são dos jogos como serviços.
- "E3 que não é E3": Os anúncios mais mornos do Summer Gamer Fest
- The Sands of Time | O caos que jogou o remake de Prince of Persia para 2026
O jornalista Jason Schreier, da Bloomberg, consultou suas fontes ligadas à gigante japonesa para tentar entender porque a temporada de anúncios foi tão tímida para a Sony. Entre o State of Play e o Summer Gafe Fest, a empresa revelou apenas Astro Bot e LEGO Horizon Adventures , jogos simpáticos, mas bem longe da escala de um Marvel’s Spider-Man ou um The Last of Us .
Segundo Schreier, a falta de novidades de peso durante a “não-E3” aconteceu justamente porque a Sony não tinha mesmo o que mostrar. Pelo que seus contatos internos lhe contaram, alguns games maiores foram adiados, enquanto outros títulos menores foram alterados para se transformarem em jogos como serviço — e que esse movimento parece não ter dado certo.
-
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-
O jornalista não cita exemplos e nem detalha o que aconteceu de fato. Contudo, pelo que sua fala sugere, a Sony teria forçado que projetos menores adotassem uma fórmula de game as service e, em cima da hora, suspendido as coisas. Uma hipótese é que a má recepção de outros lançamentos no formato, como o de Suicide Squad: Mate a Liga da Justiça e de Foamstars possa ter feito a companhia a rever sua estratégia.
Um exemplo mostrado durante o State of Play que parece endossar a fala de Schreier é Concord , o hero shooter que é uma espécie de Overwatch do PlayStation. O primeiro trailer apresentado no evento apontava para algo muito mais narrativo e promissor, mas a mecânica de jogo como serviço surgiu quase como se tivesse sido empurrada goela abaixo de todo mundo.
Curiosamente, a Sony é uma das poucas empresas que conseguiu emplacar um game as service de sucesso neste ano. Helldivers 2 é um dos maiores fenômenos de 2024, se destacando em um modelo de negócio que ainda custa a ser bem aceito pelo público.
De olho em um novo público
Como explica Jason Schreier, a falta de grandes lançamentos do PlayStation 5 em 2024 vai forçar a Sony a buscar um novo tipo de jogador para o seu console. Como dito, os destaques do ano para o videogame são Astro Bot e LEGO Horizon Adventures , games com uma pegada mais infantil e familiar — um nicho que nunca foi muito explorado nesta geração.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Caixa da JBL sobrevive após 25 dias embaixo da lama no RS
- Da Itália, médico opera paciente na China usando robô-cirurgião e 5G
- Brasil x EUA | Como assistir ao último amistoso da Seleção antes da Copa América
- Tatá Werneck, Dani Calabresa e mais | Os dubladores de Divertida Mente 2
- Moana terá Catherine Laga’aia para versão live-action com The Rock
- Paciente usa implante de plástico transparente que mostra o cérebro