O Edifier X5 Lite é um fone de ouvido Bluetooth do tipo true wireless stereo ( TWS ), com proposta de ter preço acessível e boa qualidade de áudio. Além disso, o produto promete autonomia de até 26 horas, considerando as baterias dos fones e do estojo. O Canaltech analisou o produto para contar, nas linhas a seguir, se vale a pena comprá-lo.
- Review Husky 700 TWS | Fone de ouvido com design aberto
- Review Haylou W1 TWS | O fone barato e bem feito
Prós
- Graves e agudos bastante presentes
- Confortável e fácil de transportar
- Bateria de longa duração
Contras
- Não dá para mudar o volume pelos controles táteis
- Material tende a amarelar com o tempo
Qualidade de som e gravação
O Edifier X5 Lite entrega boa qualidade de som, apesar de ser um fone bastante simples. Ele se comporta bem reproduzindo agudos e graves, sem distorcer o áudio em volumes mais altos. Porém, os médios têm pouca força, prejudicando levemente as vozes dos artistas.
Em “Perfect”, da banda Simple Plan, por exemplo, dá para ouvir claramente a guitarra e a bateria ao fundo. A voz do vocalista Pierre Bouvier, por outro lado, apresenta certa granulação.
-
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-
O áudio gravado pelos microfones é mediano. Há certa redução de ruído externo, mas nada surpreendente.
"Apesar do Edifier X5 Lite ser básico, a qualidade do som é acima da média na categoria, principalmente quando aliado a um bom equalizador. No dia a dia, usando o fone em transportes públicos e na academia, a experiência é bastante satisfatória."
Design confortável em plástico
O Edifier X5 Lite tem design intra-auricular com haste. Além de encaixar bem no ouvido, o fone é leve e fica firme, mesmo ao correr. Na caixa, vem dois pares adicionais de borrachinhas com outros tamanhos.
Por entrar no canal do ouvido, o acessório isola bem os barulhos externos. Porém, vale destacar que ele não tem tecnologia de cancelamento ativo de ruído (ANC) .
O fone é leve e não causa incômodos na orelha. A parte ruim é o material das borrachinhas que ficam em contato com o ouvido, que ficam amareladas com facilidade.
Edifier X5 Lite é um fone para o dia a dia
Sendo um fone recomendado para o dia a dia, o Edifier X5 Lite é uma boa opção para usar no ônibus, na academia e no trabalho. O estojo pequeno — do tamanho de uma caixa de fósforos — permite guardar o acessório direto em qualquer bolso.
A Edifier incluiu nos fones a certificação IP55 para resistência a poeira e respingos, incluindo suor. Porém, isso não é suficiente para levar o X5 à praia ou à piscina.
Vale mencionar que o Edifier X5 Lite tem controles táteis. Apesar de funcionarem bem, existem limitações. Na hora de mudar a faixa do álbum, só é possível avançar tocando duas vezes no fone do lado direito. Para recuar, é preciso usar o fone do lado esquerdo. Além disso, não dá para controlar o volume direto pelo acessório.
Para os gamers, o fone oferece um modo de jogo, que diminui de forma significativa o atraso do áudio na transmissão sem fio. Esse recurso é útil para jogos de tiro, por exemplo, nos quais é importante ter resposta rápida do áudio.
Dá ainda para usar o aplicativo Edifier Connect para controlar o dispositivo pelo celular Android ou iPhone (iOS). É no app, aliás, que ficam as opções de equalizador.
Especificações
- Impedância: 32 Ohm;
- Driver: 6 mm;
- Sensibilidade: 94 +- 3 dB;
- Intervalo de frequência: 20 Hz - 20 kHz;
- Bluetooth: 5.3;
- Codecs suportados: A2DP, AVRCP, HFP;
- ANC: Não;
- Peso: 40 g (30 g de estojo + 10 g de fones).
Bateria de longa duração
A bateria do Edifier X5 Lite promete longa duração e realmente entrega. Em tempo de uso, a fabricante diz oferecer 6,5 horas de reprodução nos fones e 19,5 horas de carga no estojo, totalizando 26 horas de autonomia.
Nos testes do Canaltech , utilizando o acessório por 6 horas para escutar músicas em 60% do volume, a bateria chegou a 20%. Ou seja, sobrou um pouco de carga para aguentar mais algumas horas.
O carregamento demorou um pouco, porém. No estojo, os fones levaram cerca de 1,5 hora para voltar à carga completa. Já o estojo em si carregou em 2 horas pelo cabo USB-C.
"O Edifier X5 Lite traz uma bateria de grande capacidade em um corpo pequeno e leve. Os fones aguentam facilmente um dia de trabalho inteiro ligados, e o estojo fornece energia suficiente para três dias longe da tomada."
Concorrentes diretos
O fone Haylou W1 é o principal concorrente do Edifier X5 Lite. Ele compartilha o recurso de latência baixa para jogos, mas ganha em conforto e qualidade de áudio.
No Brasil, contudo, o modelo da Haylou é um pouco mais caro. Atualmente, é possível encontrá-lo por cerca de R$ 240 em sites que permitem importação. Já o dispositivo da Edifier é mais acessível e está disponível no mercado nacional.
- 🛒 Confira o preço do Haylou W1 no Magalu
- 🛒 Confira o preço do Haylou W1 no Mercado Livre
- 🛒 Confira o preço do Haylou W1 na Amazon
O Edifier X5 Lite vale a pena?
O Edifier X5 Lite vale a pena pelo bom custo-benefício, quando comparado com outros fones da mesma faixa de preço. Custando cerca de R$ 200 no Brasil, o acessório entrega boa qualidade de som, conforto e bateria para muitas horas de uso.
Vale destacar a presença de Bluetooth 5.3, que ajuda a manter a conexão sem fio estável e mais segura. A certificação IP55 também torna o fone uma boa escolha para atletas. Apesar de não ter características fora do comum, o Edifier X5 Lite é um produto honesto e equilibrado.
- 🛒 Confira o preço do Edifier X5 Lite no Magalu
- 🛒 Confira o preço do Edifier X5 Lite no Mercado Livre
- 🛒 Confira o preço do Edifier X5 Lite na Amazon
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Caixa da JBL sobrevive após 25 dias embaixo da lama no RS
- WhatsApp libera videochamadas estilo Zoom e Meet com até 32 pessoas
- Paciente usa implante de plástico transparente que mostra o cérebro
- 8 IAs para criar animações
- As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente
- Concurso premia beleza de IA e modelo virtual brasileira é candidata