A NASA confirmou que a espaçonave Starliner , da Boeing , apresentou seu 5º vazamento de hélio no sistema de propulsão. Em comunicado, a NASA afirmou que as equipes da Starliner estão investigando quais impactos os pequenos vazamentos podem ter no restante da missão.
- Starliner | Astronautas fazem tour em vídeo pela nave da Boeing
- Essas são as naves espaciais que vêm levando humanos ao espaço há seis décadas
Josh Finch, representante da agência espacial, declarou ao SpaceNews na segunda (11) que o quinto vazamento foi descoberto no momento de uma conferência conduzida após a acoplagem da espaçonave.
Segundo ele, “o vazamento é bem menor que os outros”. Em sua fala, ele se referiu aos demais identificados ao longo da missão: o primeiro deles foi descoberto em 6 de maio, dia em que o lançamento aconteceria originalmente. Com a detecção, os oficiais preferiram adiá-lo.
-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-
Foi somente em 5 de junho que a Starliner foi lançada à Estação Espacial Internacional (ISS) — e poucas horas após deixar o solo, os controladores da missão detectaram outros dois vazamentos, sendo que um era relativamente grande. O quarto foi detectado após a nave ser acoplada à ISS.
Além dos vazamentos de hélio, os engenheiros estão estudando a falha que um dos propulsores do sistema de controle de reação sofreu. O componente parou de funcionar durante a viagem e outros quatro foram desativados pelo software de voo, mas voltaram a operar.
De qualquer forma, ainda há tempo para as equipes terminarem as análises. Antes, o esperado era que a Starliner voltasse à Terra em 14 de junho, mas a NASA anunciou que a espaçonave não deve deixar a estação antes do dia 18. A nova data foi escolhida devido a uma caminhada espacial que aconteceria nesta quinta (13), mas que acabou adiada .
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Caixa da JBL sobrevive após 25 dias embaixo da lama no RS
- Concurso premia beleza de IA e modelo virtual brasileira é candidata
- Da Itália, médico opera paciente na China usando robô-cirurgião e 5G
- Moana terá Catherine Laga’aia para versão live-action com The Rock
- Paciente usa implante de plástico transparente que mostra o cérebro
- 8 IAs para criar animações