Starliner: NASA confirma 5º vazamento em nave espacial da Boeing
Danielle Cassita
Starliner: NASA confirma 5º vazamento em nave espacial da Boeing

A NASA confirmou que a espaçonave Starliner , da Boeing , apresentou seu 5º vazamento de hélio no sistema de propulsão. Em comunicado, a NASA afirmou que as equipes da Starliner estão investigando quais impactos os pequenos vazamentos podem ter no restante da missão.

Josh Finch, representante da agência espacial, declarou ao SpaceNews na segunda (11) que o quinto vazamento foi descoberto no momento de uma conferência conduzida após a acoplagem da espaçonave.

Segundo ele, “o vazamento é bem menor que os outros”. Em sua fala, ele se referiu aos demais identificados ao longo da missão: o primeiro deles foi descoberto em 6 de maio, dia em que o lançamento aconteceria originalmente. Com a detecção, os oficiais preferiram adiá-lo.

-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-

Foi somente em 5 de junho que a Starliner foi lançada à Estação Espacial Internacional (ISS) — e poucas horas após deixar o solo, os controladores da missão detectaram outros dois vazamentos, sendo que um era relativamente grande. O quarto foi detectado após a nave ser acoplada à ISS.

Além dos vazamentos de hélio, os engenheiros estão estudando a falha que um dos propulsores do sistema de controle de reação sofreu. O componente parou de funcionar durante a viagem e outros quatro foram desativados pelo software de voo, mas voltaram a operar.

De qualquer forma, ainda há tempo para as equipes terminarem as análises. Antes, o esperado era que a Starliner voltasse à Terra em 14 de junho, mas a NASA anunciou que a espaçonave não deve deixar a estação antes do dia 18. A nova data foi escolhida devido a uma caminhada espacial que aconteceria nesta quinta (13), mas que acabou adiada .

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!