Um dos responsáveis pela franquia Assassin’s Creed aponta Elon Musk como um dos responsáveis pelo ódio que Assassin’s Creed Shadows vem recebendo meses antes do seu lançamento. Segundo o produtor e vice-presidente executivo da série Marc-Alexis Côté, o bilionário ajudou a alimentar os ataques por causa da inclusão de yasuke, o samurai negro, como um dos protagonistas do jogo.
- A história real de Yasuke, o samurai negro de Assassin’s Creed: Shadows
- Assassin's Creed | Os 5 melhores jogos da franquia
A fala de Côté ao site Game File se refere a uma publicação que Musk fez em maio de 2024. Logo após o anúncio do game, o dono do X (antigo Twitter ) fez uma publicação relacionada ao jogo afirmando que a diversidade e a inclusão estariam matando a arte, como se a existência de um samurai negro não fosse uma verdade histórica, mas uma ficção progressista.
Segundo o produtor, o posicionamento do bilionário alimentou o ódio que parte dos jogadores começou a jogar para cima do título. E, dentro do estúdio, a reação foi imediata, com toda a equipe se revoltando com a situação.
-
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-
Tanto que o próprio Côté disse que teve que se segurar para não responder Elon Musk. “Aquele tweet gerou emoções que… A primeira coisa que eu queria fazer era voltar ao X depois de tê-lo deletado e responder de volta”, conta o produtor, que revela também por que decidiu se abster da discussão.
“Atacar alguém como Elon não vai convencer as pessoas sobre o ponto de vista do nosso time”, desabafa o executivo. Ele conta que, apesar da vontade de rebater os ataques, ele parou para analisar as consequências que essa resposta traria.
Para Côté, a escolha de Yasuke como protagonista de Assassin’s Creed Shadows foi bastante natural e até óbvia. Ele conta que a figura histórica do samurai negro surgia a todo momento à medida que o time seguia pesquisando sobre o período e que isso casava com a temática da série. “Temos um personagem histórico super misterioso de quem não sabemos muito. Era o que queríamos no jogo”.
O produtor conta que se incomodou muito com a fala de Elon Musk porque nada do que o bilionário disse corresponde àquilo que a equipe está fazendo e induzindo outras pessoas a pensar da mesma maneira. “As pessoas têm que jogar por si mesmas. E se, nos primeiros 11 minutos e 47 segundos, elas não estiverem convencidas do que estamos fazendo, aí sim podemos conversar”, diz.
DEI kills art
— Elon Musk (@elonmusk) May 24, 2024
Assassin’s Creed Shadows chega ao PS5, Xbox Series e PC no dia 15 de novembro e será ambientado no Japão do período Sengoku, no final do século 16. É nesse contexto histórico que o jogo vai apresentar a figura de Yasuke, um ex-escravo que acaba caindo nas graças do daimyo Oda Nobunaga e se torna um de seus mais importantes samurais. E embora haja algumas lacunas em sua história, há vários registros que atestam sua existência e importância no período.
Além de Yasuke, o novo Assassin’s Creed terá uma segunda protagonista — desta vez totalmente ficcional. Naoe será uma ninja e que usará esse ponto de partida para explorar os elementos de stealth tão comuns à série.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Caixa da JBL sobrevive após 25 dias embaixo da lama no RS
- Dream Machine | IA cria vídeos realistas impressionantes; saiba como testar
- Review Mi Smart Air Fryer | Airfryer conectada e eficiente da Xiaomi
- Por que os EUA trituraram caças F-14 aposentados?
- Pix terá mudanças no recurso MED que devolve transações indevidas
- Craque do Real Madrid, Mbappé tem coleção de carros que não pode dirigir